13
“The Velvet Sundown” está a causar furor no mundo da música. A banda conquistou muitos fãs no Spotify em pouco tempo, mas, supostamente, não se trata de pessoas reais.
Quem é «The Velvet Sundown»?
A banda «The Velvet Sundown» está na boca de todos. Em apenas algumas semanas, ultrapassou meio milhão de ouvintes mensais no Spotify – algo que outros artistas desconhecidos levam muito tempo a conseguir.
- Quatro jovens com um visual retro, rostos sérios e instrumentos nas mãos. É assim que os membros da banda «The Velvet Sundown» se apresentam na sua conta do Instagram. É difícil encontrar informações sobre a banda, nem mesmo um site oficial existe. Quem é a banda que de repente está a agitar o cenário musical?
- «The Velvet Sundown» é supostamente uma banda gerada por IA. Qualquer pessoa que já tenha lidado com imagens de IA reconhece imediatamente que as fotos são recém-saídas do ChatGPT. Um utilizador do Instagram descobriu até dois polegares numa mão de um membro da banda numa publicação — um sinal bastante claro de que aqui esteve uma IA a trabalhar.
- As letras de músicas como «Dust in the wind» ou «Let it Burn» também teriam sido geradas por IA. Em comparação com o texto, não é tão fácil reconhecer música criada artificialmente. Mas também existem ferramentas para isso.
- A voz de «The Velvet Sundown» é marcante, uma voz masculina grave que acompanha o som da guitarra e da bateria. Tudo falso, segundo o site watson.ch, entre outros. Uma ferramenta de reconhecimento de IA de áudio revela que as músicas são 100% geradas por IA.
- Os fãs de música estão menos entusiasmados com a banda de IA. «A IA é uma das piores coisas que a humanidade criou» e «A IA nunca substituirá a arte verdadeira» são apenas algumas das opiniões que se ouvem online.
- A banda não se pronunciou sobre as acusações. Talvez porque não possa falar. Não se conhecem os nomes dos membros, nem há informações detalhadas sobre a história da banda. Ela surgiu do nada e lançou dois álbuns em poucas semanas. O terceiro será lançado em 14 de julho de 2025.
- Existe uma conta supostamente oficial da banda no X. Nela está escrito: «Somos uma banda verdadeira e nunca usamos IA!» Não está claro se se trata de uma brincadeira de um «fã» ou se alguém está a fazer uma experiência com IA com uma dose de sátira.
Sucesso graças a bots falsos?
O site watson.ch tem uma explicação para os inúmeros streams musicais de «The Velvet Sundown». Os bots podem estar por trás disso.
- Com base nas estatísticas da Chartmetric, é fácil provar que o sucesso de «The Velvet Sundown» não é natural. O Watson.ch mostra que a banda de IA compra ouvintes. Isto porque o número de novos ouvintes e seguidores foi exatamente o mesmo todos os dias a partir de 9 de junho.
- Na verdade, os serviços de streaming não deveriam tolerar bots. No entanto, as análises do Spotify e de outros serviços estão um pouco atrasadas em relação aos dados em tempo real. Se a fraude for descoberta, pode até acontecer que «The Velvet Sundown» seja banido das plataformas de música.
É assim tão fácil gerar música através da IA
Hoje em dia, é mais fácil do que nunca gerar música com inteligência artificial – mas o processo criativo por trás disso pode variar entre um simples clique e um complexo processo de produção.
- Imagine o seguinte: primeiro, dá-se um prompt à IA – uma instrução baseada em texto. Pode ser, por exemplo: «Crie uma batida lo-fi melancólica com influências de jazz e bateria lenta.»
- Com base nesse prompt, a IA cria automaticamente uma composição completa: melodia, acordes, ritmo, instrumentação e, muitas vezes, até mesmo a estrutura (introdução, estrofe, refrão, etc.).
- Dessa forma, é possível gerar faixas inteiras a partir de elementos musicais individuais. Esses blocos são então organizados, misturados e masterizados numa estação de trabalho de áudio digital.
- O fluxo de trabalho varia muito dependendo da plataforma. Algumas ferramentas permitem criar uma música completa com um único clique.