21
Muitos utilizadores da Internet desejam hoje em dia ter uma conta de e-mail anónima. Para isso, deve ter em atenção alguns aspetos para proteger realmente os seus e-mails de leitores indesejados.
Criar uma conta de e-mail anónima – não é assim tão fácil
Uma conta de e-mail anónima não é útil apenas para fins ilegais: muitos jornalistas, por exemplo, desejam ter um canal de comunicação anónimo com os seus informadores.
- No entanto, não é tão fácil criar contas de e-mail anónimas. Isto porque, através do IP utilizado, é quase sempre possível descobrir quem é.
- O melhor é utilizar ferramentas de anonimização. Existem várias opções para isso. A primeira é a VPN. Uma VPN (Virtual Private Network) encripta a ligação à Internet e redireciona o tráfego de dados através de um servidor do fornecedor da VPN. Desta forma, o endereço IP real é substituído pelo do servidor VPN, o que dificulta o rastreamento.
- Outra opção é o navegador Tor. O navegador Tor redireciona o tráfego de dados através de vários nós na rede Tor, sendo que cada nó encripta a ligação anterior. O endereço IP final pertence ao nó de saída, mantendo a sua identidade real oculta.
- Em alternativa, pode utilizar um número de telefone temporário. Isso é especialmente útil para serviços que exigem um número de telefone para verificação.
- Até agora, a melhor maneira de se comunicar por e-mail de forma anónima e segura é criptografar os e-mails no seu próprio computador. Para isso, deve usar a criptografia PGP.
- PGP (Pretty Good Privacy) protege e-mails através de uma combinação de criptografia simétrica e assimétrica. O conteúdo do e-mail é encriptado com uma chave simétrica, enquanto essa chave é protegida com uma chave pública do destinatário. Apenas o destinatário pode desencriptar a mensagem com a sua chave privada. A encriptação é feita localmente no computador do remetente, de modo que nenhum dado não encriptado é transmitido através de servidores.
Provedores de e-mails anónimos
Para criar uma conta de e-mail anónima, existem vários provedores que garantem privacidade e segurança.
- Tuta (anteriormente Tutanota): A Tuta oferece encriptação de ponta a ponta e não regista o protocolo IP. Recomenda-se o registo através do navegador Tor.
- ProtonMail: esta ferramenta está disponível gratuitamente e convence com uma encriptação forte. Além disso, não é necessário um número de telefone.
- Posteo: Este fornecedor é pago, mas completamente anónimo, sem solicitação de dados no registo. Não são recolhidos quaisquer dados durante o registo. Todos os e-mails e outros dados são transmitidos e armazenados de forma encriptada nos servidores da Posteo, pelo que não é possível a sua divulgação às autoridades.
- Guerilla Mail: O serviço é ideal para e-mails descartáveis. Trata-se de endereços de e-mail criados em poucos segundos, através dos quais pode receber e enviar mensagens de forma relativamente anónima. Assim, o serviço destina-se principalmente a uma utilização única. Não deixa quaisquer dados pessoais ao enviar e receber, mas as mensagens não são enviadas encriptadas.
Mais dicas e instruções de segurança
É importante que escolha um fornecedor confiável e siga todas as práticas de segurança comprovadas.
- Alguns serviços oferecem funcionalidades adicionais, como e-mails autodestrutíveis ou opções de pagamento anónimas.
- A utilização de encriptação PGP em combinação com serviços de e-mail anónimos oferece uma camada adicional de segurança.
- Remova os metadados dos anexos de ficheiros para evitar rastreamento.