10
O que é binge watching pode ser explicado rapidamente. Trata-se do consumo excessivo de séries. Os viciados em séries são os mais afetados, pois assistem a vários episódios ou temporadas de uma só vez.
O que é binge watching? Todas as informações
Talvez esteja a perguntar-se o que é exatamente «binge watching». Trata-se de um fenómeno que foi reforçado principalmente por serviços de streaming como a Netflix e a Disney+ e que descreve o consumo excessivo de séries, por vezes durante horas a fio.
- «Binge watching» significa literalmente «assistir compulsivamente». Termos semelhantes são «maratonar séries» ou «assistindo compulsivamente». Muitas vezes, assiste-se a vários episódios ou até temporadas inteiras sem pausa. Na ciência, fala-se de binge watching quando se assistem três ou mais episódios de uma série consecutivamente.
- Antigamente, as séries eram transmitidas na televisão linear. Como a programação era definida pela emissora de televisão, era preciso esperar até o dia seguinte ou até a semana seguinte para ver o novo episódio.
- O lançamento de séries em videocassetes e DVDs basicamente possibilitou o binge watching. No entanto, os episódios individuais continuavam a ser exibidos primeiro na televisão, onde já eram vistos por grande parte do público.
- No entanto, o binge watching só se tornou realmente popular com os fornecedores de vídeo sob demanda, como Netflix, Amazon Prime Video ou Disney+. Estes oferecem uma grande variedade de séries sob demanda. Devido ao preço fixo mensal de muitos desses fornecedores, não há custos adicionais se assistir a muitos episódios. A tentação de fazer maratonas de séries é, portanto, particularmente grande.
- Acima de tudo, os cliffhangers, as funções de reprodução automática e as recomendações personalizadas nas plataformas de streaming reforçam o fenómeno. Muitas vezes, esquecemos completamente o tempo e torna-se difícil desviar o olhar do ecrã.
Riscos do binge watching
O binge watching é um comportamento de consumo excessivo que está associado a vários riscos. A sensação constante de estar a perder tempo e de passar o dia inteiro em frente ao ecrã pode causar stress psicológico. Perda da noção do tempo, irritabilidade e insatisfação são apenas alguns dos possíveis efeitos colaterais.
- Passar muito tempo a ver séries pode levar à negligência dos contactos sociais e ao isolamento. Fica-se cada vez mais tempo em frente ao ecrã e reage-se com irritação quando outras pessoas chamam a atenção para isso.
- Além disso, podem surgir sentimentos de vergonha e culpa que, na pior das hipóteses, podem levar à depressão, pois sabe-se que o consumo excessivo é prejudicial. No entanto, muitas vezes é difícil parar.
- Ficar sentado constantemente leva à falta de movimento. Isso favorece, entre outras coisas, o excesso de peso, doenças cardíacas, dores nas costas e hipertensão. Como não é raro consumir snacks como batatas fritas ou pipocas durante o consumo, o risco de diabetes aumenta.
- Muitas vezes, as séries são vistas pouco antes de ir para a cama. O binge watching muitas vezes leva à falta de sono e a problemas de sono. No entanto, o sono é muito importante, pois é durante esse período que o corpo se regenera.
Medidas contra o binge watching
Com algumas dicas, é possível controlar conscientemente o binge watching, para não cair no vício.
- Em muitos serviços de streaming, como o YouTube, é possível desativar a função de reprodução automática. Além disso, existem temporizadores e limites de tempo que ajudam a não exceder o tempo de ecrã.
- Pausas conscientes, exercício físico e interação com a família e amigos são fatores valiosos para não cair no binge watching. Muitas vezes, vemos as séries por tédio. Uma maneira de combater isso é, por exemplo, experimentar novos passatempos e atividades de lazer.
- Para evitar distúrbios do sono, também vale a pena desligar a luz azul do ecrã.