O conceito do Quora
O Quora é uma rede social e um portal de perguntas e respostas fundado em 2009, que desde 2017 também oferece uma versão em língua alemã. Os utilizadores podem fazer perguntas, dar respostas e subscrever tópicos, o que resulta num feed de notícias personalizado
- No Quora, pode fazer perguntas e obter respostas de especialistas ou outras pessoas com conhecimentos na sua área específica. Para isso, especialistas e profissionais de várias áreas partilham os seus conhecimentos, o que contribui para a garantia da qualidade.
- O conceito baseia-se na ajuda mútua e, assim, na divulgação do conhecimento.
- As perguntas que pode fazer no Quora não se limitam a áreas temáticas específicas.
- Ao registar-se no site, pode indicar alguns interesses, bem como temas sobre os quais tem um conhecimento especial.
- Em seguida, receberá um feed de notícias personalizado.
- Assim, poderá manter-se sempre informado sobre as novidades e adquirir novos conhecimentos.
Como pode fazer perguntas no Quora
Para fazer uma pergunta no Quora, primeiro tem de estar registado.
- Sem registo, nada funciona no Quora: pode registar-se no site através do seu endereço de e-mail, do Facebook ou do Google.
- Na sua página inicial, verá primeiro o seu feed de notícias. Aqui são apresentadas perguntas relevantes e, em parte, já respondidas, que podem ser do seu interesse.
- Na barra à esquerda do ecrã, também pode clicar em «Novas perguntas».
- Aqui verá perguntas atuais, que geralmente foram feitas recentemente.
- Se quiser fazer uma pergunta, primeiro deve verificar se ela já não foi feita.
- Para isso, use a barra superior “Perguntas ou Quora”, que pesquisa automaticamente o Quora pelas palavras-chave inseridas. Se a sua pergunta não aparecer aqui, pode publicá-la oficialmente.
Quora em diferença de outras plataformas
O Quora difere de plataformas como o Reddit principalmente pelo seu foco em perguntas e respostas, pela moderação centralizada e pelos formatos de resposta formais, geralmente com base técnica.
O Reddit, por outro lado, aposta em subfóruns temáticos (subreddits), moderação comunitária descentralizada e diversas formas de discussão, o que resulta numa troca mais informal e espontânea, com uma grande diversidade de opiniões.
- Estrutura organizacional e comunidade: O Quora organiza conteúdos em torno de perguntas concretas e aposta em «espaços» para grupos temáticos, dando preferência a especialistas e profissionais. O Reddit está dividido em subreddits, que representam comunidades independentes; a moderação é frequentemente feita por voluntários dentro dos subreddits.
- Enquanto o Quora aposta na qualidade e no estatuto de especialista das respostas, o Reddit promove o envolvimento das massas através do sistema Karma (votos positivos/negativos).
- Opções de registo e orientação do utilizador: O Quora exige uma conta para utilização completa, muitas vezes com nome verdadeiro e perfil, uma vez que muitos utilizadores querem mostrar a sua reputação profissional; é possível registar-se por e-mail ou contas sociais como Google/Facebook. O Reddit também permite perfis mais anónimos e pseudónimos, o registo é feito de forma clássica por e-mail, Google ou Apple e, recentemente, também sem nome verdadeiro.
- A interface do utilizador do Quora é mais académica e estruturada, enquanto o Reddit usa muitos códigos e abreviaturas próprios, bem como uma interface parcialmente complexa, mas flexível e personalizável.
- Utilização e dinâmica de troca: As respostas no Quora são frequentemente extensas e assinadas por indivíduos, muitas vezes com referências a fontes e experiências; as discussões surgem geralmente abaixo das perguntas. O Reddit vive de reações rápidas, tópicos de discussão e uma grande variedade de temas, com troca frequente de experiências e debates por vezes controversos; As publicações podem ser comentadas, avaliadas e partilhadas diretamente.
- O Quora é adequado para respostas aprofundadas e bem pesquisadas, enquanto o Reddit é adequado para discussões espontâneas e amplas e para a ajuda mútua entre os membros da comunidade.