Instruções de jogo de Carcassonne: montagem e objetivo do jogo
Carcassonne é composto por 72 peças de terreno que, com exceção da peça inicial, têm todas o mesmo verso. Além disso, há um tabuleiro de pontuação, oito peças de pontos e sete figuras, chamadas meeples, para cada jogador.
- No início, coloque a peça inicial virada para cima. Coloque as outras cartas de terreno em pilhas viradas para baixo na borda. Todos os jogadores devem ter acesso a elas. As peças de pontuação só serão necessárias na pontuação final.
- Cada jogador escolhe uma cor e recebe todos os meeples dessa cor. Coloque o tabuleiro de pontuação na borda e coloque um meeples da cor de cada jogador no campo 0 como contador.
- O objetivo do jogo é ganhar o máximo de pontos possível construindo mosteiros, estradas e cidades, bem como cultivando a terra.
Sistema e desenrolar das rondas em resumo
Uma rodada do jogo consiste sempre em três etapas: tirar uma peça, colocá-la e, opcionalmente, colocar um meeple.
- O jogador cuja vez é, primeiro pega uma nova peça de terreno e tenta colocá-la no tabuleiro de jogo de forma adequada. Todos os lados adjacentes devem encaixar-se logicamente – estradas com estradas, prados com prados, muralhas com muralhas.
- Se não for possível colocar uma peça adequada, o jogador pode colocar a peça retirada de lado e retirar uma nova; a peça inadequada volta para a pilha mais tarde.
- Em seguida, o jogador pode, se possível, colocar um Meeple na peça que acabou de colocar. Depois, segue-se a pontuação das áreas concluídas. O jogo continua no sentido horário.
- Assim que uma área for pontuada — ou seja, uma cidade, estrada ou mosteiro for concluída — os jogadores recebem o seu meeple de volta. Esse retorno é importante para poder ocupar novas áreas. Se os meeples permanecerem por muito tempo em construções abertas, isso pode limitar as possibilidades. Se os jogadores derem várias voltas na barra de pontos durante uma rodada, uma peça de ponto é virada a cada vez para marcar a casa das centenas.
Descrição detalhada do jogo Carcassonne
Carcassonne é jogado no sentido horário, começando pelo jogador mais novo. Os jogadores realizam ações sucessivamente e recebem pontos por isso.
- Primeiro, o jogador cuja vez é, pega uma peça de terreno e coloca-a junto a uma peça já existente, de forma que estradas, cidades e outras características se encaixem.
- Se houver uma estrada na peça, o jogador pode colocar um meeples nela, desde que não haja outra peça em outra peça da estrada. O mesmo se aplica a cidades, prados e mosteiros, sendo que os mosteiros só aparecem numa peça e estão rodeados por prados.
- Coloque um meeple num prado, deitando-o de lado para melhor visibilidade. Os meeples nos prados permanecem na peça até à avaliação final.
- Uma estrada é concluída quando termina em ambos os extremos numa encruzilhada, aldeia, cidade ou mosteiro. O jogador a quem pertence a peça na estrada recebe um ponto por cada peça em que a estrada concluída é visível. Ele pode avançar esse número no quadro de pontuação e recebe o seu meeple de volta.
- Uma cidade é considerada concluída quando estiver completamente cercada por muralhas e não tiver mais nenhuma brecha. Se houver um meeples em uma parte da cidade, o jogador recebe dois pontos por cada peça e dois pontos por cada brasão da cidade representado. Ele também pode avançar no tabuleiro de pontuação e recebe o meeples de volta.
- Um mosteiro é concluído quando estiver rodeado diretamente por oito cartas. Se um meeple de um jogador estiver nele, este recebe nove pontos, recupera o meeple e avança os pontos no tabuleiro de pontuação.
- Se uma estrada ou cidade estiver concluída e vários meeples de diferentes jogadores estiverem nela, ambos recebem os pontos se tiverem o mesmo número. Se um jogador tiver mais meeples nela ou sobre ela, apenas ele recebe os pontos.
- Quando um jogador percorrer todo o tabuleiro de pontuação, recebe uma ficha de pontos e recomeça do zero.
Exemplos de posicionamento e funções dos meeple no jogo
Dependendo da sua posição no tabuleiro, um Meeple assume uma determinada função:
- Nas estradas , o meeple torna-se um salteador, que ganha pontos pelas estradas concluídas.
- Nas cidades , ele atua como um cavaleiro, que ganha pontos pelas muralhas e brasões concluídos.
- Nos mosteiros, o Meeple torna-se um monge, que recebe pontos pelo mosteiro e todos os oito campos circundantes.
- Nos prados, torna-se um camponês, que permanece até ao final do jogo e ganha pontos pelas cidades adjacentes.
Fim do jogo e pontuação final
Depois de todas as peças terem sido colocadas, faça a pontuação final, atribuindo pontos mais uma vez.
- Primeiro, cada jogador recebe um ponto por cada peça colocada em estradas e cidades iniciadas nas quais um dos seus meeples esteja colocado e, no caso das cidades, também pelos brasões. No caso dos mosteiros, o jogador recebe um ponto pelo mosteiro em si e por cada peça adicional ao seu redor. Os meeples avaliados são removidos do tabuleiro.
- Em seguida, todos os meeples nos prados são avaliados. Os prados são separados por estradas e cidades. O jogador recebe três pontos por cada cidade adjacente ao seu prado. Se vários jogadores tiverem o mesmo número de meeples num prado, todos recebem os pontos. Caso contrário, o jogador com mais meeples num prado recebe os pontos.
- Agora todos os pontos foram avaliados e o jogador com a maior pontuação vence.
- Se houver um empate na avaliação final, todos os jogadores com a maior pontuação vencem juntos. Expansões ou variantes podem oferecer fontes de pontos adicionais, por exemplo, para rios, catedrais ou pousadas que valorizam certas construções.
Extensões e variantes populares de Carcassonne
Carcassonne tem vários add-ons que ampliam o jogo básico e tornam o jogo mais variado:
- Tavernas e Catedrais trazem peças especiais que dão pontos adicionais às cidades e estradas, mas também as tornam mais arriscadas.
- Comerciantes e Construtores permite fazer jogadas duplas e recolher mercadorias que dão pontos adicionais.
- Rio adiciona uma nova área de partida, tornando a construção mais variada.