13
Se pretender encher o ar condicionado do seu carro, deve ter em conta os custos do serviço. Estes dependem de vários fatores.
Recarregar o ar condicionado do carro: custos
Para evitar que o ar condicionado do seu carro deixe de funcionar repentinamente, é necessário reabastecê-lo regularmente. Pode contar com os seguintes custos:
- Os custos para reabastecer o ar condicionado do carro dependem do seu veículo e do modelo instalado. Existem diferentes refrigerantes para diferentes sistemas de ar condicionado, o que afeta os custos finais.
- Na Europa, são utilizados os refrigerantes R-134a, R-744 e R-1234yf. Desde 2017, o R-134a já não é utilizado em veículos novos em toda a UE devido ao seu fraco desempenho ambiental. Apenas alguns modelos são abastecidos com R-744.
- Pode descobrir qual o refrigerante necessário para o sistema de ar condicionado instalado no seu veículo consultando o manual do proprietário do veículo. Os preços por quilograma variam significativamente. O refrigerante R-1234yf é o mais caro, custando mais de 100 euros por quilograma.
- Em média, pode-se esperar um custo de 70 a 160 euros para o enchimento de sistemas de ar condicionado que utilizam o refrigerante R-134a ou R-744. Isso inclui a maioria dos veículos fabricados antes de 2017.
- Se precisar do refrigerante R-1234yf, os custos serão significativamente mais elevados. Neste caso, os custos totais de manutenção e refrigerante podem variar entre 150 e 400 euros.
- Importante: há uma série de fatores que podem afetar o preço, além do modelo do veículo. Além disso, deve ter em atenção que, dependendo da oficina ou do serviço, o refrigerante pode já estar incluído no preço ou ser cobrado à parte.
Encher o ar condicionado do carro: fatores de custo
Tal como acontece com a reparação do ar condicionado do automóvel, existem pontos que afetam o preço final do enchimento do ar condicionado:
- O nível de enchimento do refrigerante pode aumentar ou diminuir o preço. Quanto mais refrigerante for reabastecido, mais elevados serão os custos finais.
- Da mesma forma, é necessário ter em conta o estado do ar condicionado. Se o desgaste for elevado, isso pode retardar o enchimento ou pode ser necessário substituir elementos como mangueiras. Uma consulta prévia pode ajudar a controlar os custos.
- Além disso, deve ter em conta a taxa horária dos técnicos especializados em mecatrónica ou uma taxa de serviço, que pode variar de município para município e até mesmo de oficina para oficina. Isso pode ter um impacto significativo no preço final.
- Os danos no ar condicionado podem atrasar o enchimento e fazer com que tenha de pagar muito mais. Isto pode acontecer, por exemplo, se tentar reabastecer o refrigerante por conta própria. Deixe esse trabalho para os profissionais.
- Até mesmo o modelo do veículo pode afetar os custos. Sistemas mais complexos dificultam o enchimento, o que pode se refletir, por exemplo, na taxa de serviço.
- Dica: idealmente, o ar condicionado deve ser enchido a cada dois a três anos ou sempre que o desempenho diminuir significativamente. Isso evita o desgaste prematuro e permite o uso ideal do aparelho.
previous post
