6
O que é uma agência pode ser descrito, em primeiro lugar, como uma forma de empresa. Mas existem diferentes agências em áreas muito diferentes.
O que é uma agência: uma explicação do conceito
O termo «agência» tem origem na palavra latina «agere», que significa agir, fazer ou estar ativo. No entendimento moderno, uma agência é uma forma de organização ou empresa que assume, medeia ou executa determinadas tarefas em nome dos seus clientes.
- Consideram-se prestadores de serviços profissionais que disponibilizam os seus conhecimentos para implementar projetos, encomendas ou processos de comunicação de forma eficiente. Trata-se de uma agência que atua em nome de terceiros e é geralmente gerida por uma equipa de especialistas, especializada num determinado campo de trabalho.
- As agências podem ser organizadas tanto pelo Estado como pelo setor privado e atuam frequentemente como intermediárias entre diferentes partes – por exemplo, entre empresas e clientes, empregadores e empregados ou fornecedores e consumidores.
- O objetivo de uma agência é assumir tarefas que os próprios clientes não conseguem realizar ou que lhes são difíceis de realizar, por exemplo, devido à falta de conhecimentos especializados, recursos ou contactos.
- É aqui que reside a força da agência: ela reúne conhecimentos especializados e experiência para fornecer soluções individuais. Em muitos casos, novos contratos surgem através de concursos, competições ou pedidos diretos de clientes, de modo que as agências têm de provar regularmente os seus serviços.
Exemplos para agências
Como as agências são tão diversificadas, é difícil fornecer uma descrição generalizada. A imagem das agências fica mais clara com base em exemplos.
- Agência estatal: A Agência Federal de Emprego (muitas vezes também chamada de Agência de Emprego) é uma agência estatal e serve como intermediária entre o Estado, as seguradoras, os empregadores e os empregados. Oferece aconselhamento e mediação para os trabalhadores, bem como comunicação com o seguro de desemprego. A sua especialização reside, portanto, na mediação de emprego e no desemprego, servindo de intermediária e oferecendo serviços.
- Agência de arquitetura: Trata-se de arquitetos que, na maioria das vezes, se uniram em várias pessoas para formar uma arquitetura. A sua especialização é o planeamento técnico, criativo e económico e o acompanhamento de obras. Frequentemente, os contratos são adjudicados através de concursos públicos. Os clientes podem ser particulares para edifícios residenciais, empresas para edifícios de escritórios ou cidades para jardins de infância ou similares, dependendo da especialização da agência.
- Agência de modelos: Estas agências oferecem serviços de mediação entre modelos individuais e potenciais empregadores, ou seja, empresas de moda, revistas, fotógrafos ou designers. A sua especialização reside na comercialização de modelos, no conhecimento do setor e em bons contactos. Na maioria das vezes, contratam modelos, que depois promovem e lhes proporcionam oportunidades de emprego adequadas.
- Agência de SEO: As agências de SEO ou agências de marketing/publicidade online desempenham um papel central. Apoiam as empresas a melhorar a sua visibilidade na Internet, realizam análises da concorrência, desenvolvem estratégias de conteúdo e otimizam websites para torná-los mais fáceis de encontrar em motores de busca como o Google.
- Em geral: as atividades das agências são geralmente relacionadas a projetos, dinâmicas e orientadas para o cliente. Como cada trabalho tem requisitos específicos, as agências precisam agir com flexibilidade, identificar tendências e revisar e ajustar as suas estratégias. O trabalho é, portanto, variado e exige um alto grau de organização, comunicação e competência profissional.
