Gata no cio apesar da esterilização: quais são as causas e o que pode fazer

by Flo

Se a sua gata voltar ao cio apesar da esterilização, isso é bastante invulgar, mas pode indicar a síndrome do ovário residual. Isso sugere um erro na operação ou uma complicação.

Gata no cio apesar da castração: a síndrome dos ovários remanescentes pode ser a causa

Para evitar uma gravidez não planeada na gata, ela deve ser castrada atempadamente, quando atingir a maturidade sexual. A intervenção também diminui o cio da gata – o comportamento com que os animais sinalizam a sua disponibilidade para acasalar.

  • No entanto, às vezes pode acontecer que uma gata, apesar da esterilização, volte a apresentar sinais típicos do cio: ela rebolar no chão, miar alto, levantar o rabo e, eventualmente, marcar objetos.
  • A causa disso pode ser a síndrome do ovário residual. Isso significa que, durante a esterilização, os ovários foram ligados incorretamente ou que restaram resíduos do tecido ovariano, porque os ovários não foram removidos completamente. Também é possível que, durante a esterilização, tecido ovariano tenha entrado na cavidade abdominal da gata.
  • Esses restos dos ovários fazem com que o ciclo da gata continue e ela entre no cio.
  • Em alguns casos, a síndrome do ovário residual ocorre poucas semanas após a esterilização, mas geralmente os sintomas da gata no cio só reaparecem após dois a quatro anos.
  • Além da síndrome do ovário residual, cremes hormonais, um distúrbio comportamental ou um tumor na glândula adrenal também podem ser responsáveis pelo comportamento de cio de uma gata castrada.

    O que pode fazer se o gato estiver no cio apesar da castração

    Se notar comportamentos típicos que indicam que a sua gata está no cio, apesar de já ter sido castrada, deve consultar o veterinário.

    • O veterinário pode determinar, com a ajuda de uma medição hormonal, um esfregaço vaginal ou uma ecografia, se restaram vestígios dos ovários na cavidade abdominal da gata após a esterilização e se estes apresentam atividade hormonal.
    • Um exame de urina também pode ser revelador. A urina contém a hormona antimülleriana (AMH) e, em gatos castrados, o seu valor é inferior a 0,1 ng/ml — em gatos não castrados, o valor da AMH é superior a 2,0 ng/ml.
    • Se o médico determinar que ainda existe tecido ovariano, este pode ser removido através de uma nova cirurgia. Este é um passo importante para prevenir a inflamação do útero e a formação de tumores.
    • A terapia medicamentosa também é uma possibilidade. Nesse caso, são administrados à gata preparados de progestogénio, que, no entanto, podem ter efeitos secundários como formação de tumores, alterações de comportamento ou aumento de peso.

    Related Articles

    Leave a Comment