6
Se sentir uma dor leve após uma picada de inseto, isso é normal. Em casos raros, a dor pode indicar uma alergia.
É normal sentir dor após uma picada de inseto?
A dor após uma picada de inseto é uma reação normal do corpo ao veneno de insetos, como vespas ou abelhas. A intensidade da dor depende também do tipo de inseto.
- Quando os insetos picam, surgem normalmente sintomas como vermelhidão, comichão, inchaço e dor no local da picada. Em geral, os sintomas desaparecem ao fim de um ou dois dias, no máximo.
- As picadas de abelhas e vespas são frequentemente consideradas dolorosas. Embora as picadas de vespas tenham componentes menos tóxicos no veneno, a picada é frequentemente ainda mais dolorosa. Isto deve-se ao ferrão relativamente grande da vespa.
- Muitas pessoas são afetadas principalmente por picadas de mosquitos em dias quentes. No entanto, estes insetos não injetam veneno. Ainda assim, a área afetada coça. É normal sentir uma dor leve, enquanto dores mais fortes e prolongadas indicam uma reação alérgica.
- Se crianças forem picadas por vespas ou insetos semelhantes nos olhos ou na boca, procure um médico imediatamente. Isso também se aplica a pessoas que apresentam reações alérgicas, como comichão forte e persistente.
- Nota: Por vezes, as pessoas alérgicas sofrem de um fenómeno denominado choque anafilático, que constitui uma emergência médica. Os sintomas incluem falta de ar, inchaço na zona do pescoço e do rosto, fraqueza geral, náuseas e tonturas. Nesses casos, ligue para o 112 (chamada de emergência).
Remédios caseiros e medidas médicas contra picadas de insetos
Os remédios caseiros e medidas médicas contra picadas de insetos têm como objetivo aliviar a dor, a comichão e o inchaço, além de promover a cicatrização. Aqui estão alguns remédios caseiros comprovados que são frequentemente recomendados:
- Cubos de gelo ou compressas frias são o remédio caseiro mais eficaz, pois contraem os vasos sanguíneos, reduzem a dor e a comichão e diminuem o inchaço. É importante envolver a fonte de frio num pano para evitar queimaduras.
- Cebolas: Corte uma cebola ao meio e esfregue-a na área afetada ou coloque a metade da cebola com a superfície cortada sobre a picada. Os compostos de enxofre têm um efeito antibacteriano e aliviam a comichão.
- Água com vinagre ou água com limão: compressas com uma parte de vinagre ou sumo de limão para duas partes de água ajudam a inibir a inflamação.
- Aloe vera: Conhecida pelas suas propriedades refrescantes e anti-inflamatórias, especialmente em picadas de mosquito e abelha.
- Óleo de árvore do chá: Com propriedades antissépticas e anti-inflamatórias, pode aliviar a comichão. Deve ser aplicado com moderação e diluído em algodão, especialmente em crianças mais velhas.
- Saliva: contém opiorfina, um analgésico natural, que também pode ser usado para aliviar a dor em casos de emergência.
- Óleo de cominho preto ou óleo de lavanda: Alguns remédios caseiros também recomendam estes óleos contra a comichão e a inflamação.
- Precauções: Em caso de reações alérgicas graves, dificuldade em respirar ou inchaço na boca, é necessário procurar imediatamente ajuda médica, não remédios caseiros. É importante remover cuidadosamente o ferrão em caso de picadas de vespas ou abelhas, para minimizar a absorção do veneno.
- Prevenção: remédios caseiros como óleos essenciais (por exemplo, lavanda, óleo de cravo) também podem ajudar a repelir insetos.
- Estas medidas são eficazes para a maioria das picadas de insetos. Se os sintomas persistirem ou se agravarem, deve consultar um médico.
