A ananás é saudável para o fígado? É o que dizem as pesquisas

by Corinna

O facto de a ananás ser saudável para o fígado não é um mito, mas sim uma conclusão científica. Além disso, as enzimas desta fruta tropical podem ajudar na digestão. A fruta tropical é recomendável, mas não é um remédio milagroso.

A ananás é saudável para o fígado

O fígado é o nosso órgão central para libertar o corpo de substâncias nocivas, como os produtos de degradação de medicamentos ou álcool. Ele garante o bom funcionamento de vários processos metabólicos, armazena glicogénio e desempenha um papel importante no metabolismo das gorduras. Sem um fígado funcional, ficamos mal. Vale a pena apoiar o fígado com uma alimentação adequada e mantê-lo saudável. Alimentos que podem contribuir para isso são a ananás fresca ou o sumo de ananás, como sugerem estudos científicos.p>

  • A ananás é uma fruta rica em água que, com 0,5 g de proteína, 0,2 g de gordura e 12,4 g de açúcar, contém apenas cerca de 60 quilocalorias por 100 gramas. Ela fornece alguns minerais e oligoelementos valiosos, bem como vitaminas.
  • Uma substância muito especial torna-a particularmente valiosa para o nosso fígado: a bromelaína. Trata-se de uma enzima que auxilia na digestão das proteínas no intestino e que, do ponto de vista nutricional, é classificada como uma peptidase.
  • Se, por exemplo, a produção de enzimas digestivas do organismo estiver enfraquecida devido a uma inflamação ou comprometimento do pâncreas, a bromelaína extraída da ananás pode compensar parcialmente essa deficiência.
  • A bromelaína pode ser absorvida no intestino, onde também desenvolve propriedades de decomposição de proteínas. Atribui-se à enzima capacidades antitrombóticas e anti-inflamatórias. Existem vários estudos sobre este tema. Isso por si só já pode significar um alívio para o fígado, que pode «aquecer» devido à sua atividade metabólica central.
  • Há décadas, cientistas descobriram em experiências com animais de laboratório que a bromelaína melhora a circulação sanguínea do fígado em situações críticas. Também aqui o efeito antitrombótico pode desempenhar um papel importante. Uma visão geral dos efeitos positivos da bromelaína é apresentada em trabalhos científicos recentes.
  • Noutra experiência com ratos, verificou-se que o consumo de ananás pode influenciar favoravelmente os níveis de gordura no sangue. Os investigadores concluíram que o consumo diário de ananás ou do seu sumo pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares, uma vez que diminui os depósitos de colesterol nas artérias. Um equilíbrio saudável do metabolismo lipídico também alivia o fígado.

    Estes ingredientes estão presentes na ananás

    Além da bromelaína, com as suas propriedades benéficas para a saúde, esta fruta tropical contém outros ingredientes que podem ter efeitos positivos na saúde do fígado. No entanto, existem diferenças na quantidade de ingredientes ativos contidos na fruta. O processamento da fruta também desempenha um papel importante.

    • Outra vantagem da ananás: a fruta contém uma boa quantidade de fibra alimentar (1,4 g/100 g). Uma alimentação rica em fibra alimentar é considerada uma das recomendações padrão para um fígado saudável.
    • A ananás também contém vitamina C (20 mg/10 g). Um consumo suficiente de ácido ascórbico apoia as funções do fígado e o seu papel no metabolismo do açúcar. De acordo com estudos, o risco de desenvolvimento de esteatose hepática é reduzido através de um consumo suficiente de vitamina C na alimentação.
    • Análises da fruta mostram que a ananás verde contém mais bromelaína do que a madura. Além disso, existem diferentes versões da mistura enzimática na fruta. A forma um pouco mais eficaz encontra-se no talo da fruta, que normalmente não consumimos devido à sua dureza e sabor amadeirado. Na polpa exterior, a atividade da bromelaína é menor.
    • Outro aspeto importante: o calor destrói as enzimas benéficas, pois elas são proteínas. Portanto, pode-se presumir que o sumo pasteurizado e as frutas enlatadas não contêm quantidades significativas dessas substâncias benéficas.

    Related Articles

    Leave a Comment