Roman Abramovich: fortuna, iates e mulheres

by Tobias

Roman Abramovich possui uma das maiores fortunas do mundo. O oligarca, empresário e político é uma pessoa estimada no círculo de Putin. Mas o que se sabe sobre a sua riqueza e vida privada?

Roman Abramovich: ascensão e fortuna do oligarca

Roman Abramovich é um bilionário, investidor e político russo que ganhou fama internacional como proprietário do clube de futebol inglês FC Chelsea. Mas como e quanto ganhou o filho de uma família operária desconhecida como oligarca?

  • Abramovich nasceu em 24 de outubro de 1966 na cidade russa de Saratov, antiga cidade soviética, e ficou órfão aos quatro anos de idade. Enquanto a sua mãe morreu poucos meses após o seu nascimento devido às complicações de um aborto, o pai morreu mais tarde num acidente de construção. Abramovich cresceu na família judaica do pai e mais tarde estudou engenharia na Universidade Estatal de Moscovo.
  • Abramovich acumulou uma grande fortuna após o colapso da União Soviética. Na década de 1990, participou na privatização de empresas estatais e adquiriu uma grande fortuna através de compras baratas e vendas caras de empresas. Investiu em vários setores, como petróleo, alumínio, telecomunicações e energia.
  • No início da década de 2000, o presidente russo Putin decidiu combater a corrupção no país. Seguiu-se um julgamento espetacular contra o oligarca Mikhail Khodorkovsky, sob a influência do qual Abramovich vendeu grande parte das suas ações para não cair também na mira da política anticorrupção.
  • O oligarca russo comprou o clube de futebol londrino FC Chelsea em 2003. Após a guerra de agressão russa e em consequência das sanções económicas que também o afetaram, ele vendeu o clube novamente em 2022.
  • Devido às sanções impostas aos oligarcas russos, a fortuna do multimilionário foi reduzida a mais da metade em 2022. Em 2023, a Forbes estimou a sua fortuna em 9,2 mil milhões. Isso faz de Abramovich a 199ª pessoa mais rica do mundo. (Em março de 2023)

Abramovich: imóveis, iates e mulheres

Além de mais de 70 imóveis em todo o mundo e vários aviões, Abramovich possui dois iates de luxo avaliados em 600 milhões de dólares cada. No início de 2022, estes iates estavam ancorados na costa turca para escapar às sanções da UE.

  • No início de 2023, soube-se que Abramovich transferiu todos os seus bens, incluindo imóveis, aviões e iates, para os seus filhos pouco antes da invasão da Ucrânia pelas tropas russas.
  • O primeiro casamento de Abramovich foi relativamente curto: o futuro multimilionário ficou casado com a sua esposa Olga Lysowa por quase dois anos. O casal não teve filhos.
  • No início da década de 1990, Abramovich conheceu a comissária de bordo Irina. Em 1991, o casal se casou e teve cinco filhos. Em 2007, seguiu-se o divórcio. Irina recebeu uma indemnização de 300 milhões de dólares americanos.
  • Abramovich foi casado com Darja Schukowa, uma galerista e mecenas, até 2017. Juntos, são pais de dois filhos.
  • Oficialmente, Abramovich é solteiro. No entanto, há rumores de que o multimilionário está envolvido com a bela apresentadora de televisão russo-ucraniana Alexandra Korendyuk. Uma declaração oficial de um relacionamento amoroso catapultaria Korendyuk para a próxima lista de sanções.

    Abramovich e Putin: entre a política e o lucro

    Roman Abramovich já era o confidente mais próximo e o oligarca mais importante do chefe do Kremlin durante o primeiro mandato de Putin. Essa relação de confiança trouxe-lhe não só poder político, mas também mais crescimento financeiro.

    • Em 2000, Abramovich foi eleito pela primeira vez governador do Distrito Autónomo de Chukotka, entrando assim na esfera política do aparelho de poder russo. Em 2005, foi reeleito.
    • Em 2008, pediu demissão do cargo ao presidente russo Medvedev. Durante o seu mandato, Abramovich apoiou com o seu próprio dinheiro a infraestrutura local na remota região do Leste Asiático.
    • O bilionário de 1,77 metro de altura queria voltar a dedicar-se às suas empresas após o seu mandato e investiu novamente em projetos de infraestrutura do setor privado, desta vez para promover a construção de túneis na Rússia.

      Com a reeleição de Putin para presidente, Abramovich recebeu contratos de construção para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2014 em Sochi, onde teve participação decisiva na construção de túneis e estradas.
      Em 2016, Abramovich tentou obter uma autorização de residência permanente na Suíça. Devido a suspeitas de lavagem de dinheiro e possíveis contactos com organizações criminosas, a sua autorização de residência foi recusada.

    • Devido à sua ascendência judaica, Abramovich decidiu solicitar a cidadania israelita e portuguesa. Como Abramovich vem de uma família judaica, ele tem direito à cidadania israelita por nascimento. Portugal também concede a cidadania a todos os judeus devido aos pogroms e expulsões no início da era moderna.
    • Tanto a cidadania israelita como a portuguesa permitem ao oligarca próximo do Kremlin viajar livremente dentro da União Europeia. No entanto, desde a guerra de agressão russa, Abramovich voltou a viver em Moscovo. Desde então, o Reino Unido recusa-lhe a entrada no país.

    Abramovich e a guerra na Ucrânia

    Desde 2022, há uma guerra entre a Rússia e o país vizinho, a Ucrânia. Abramovich, confidente de Putin, é, desde o mesmo ano, membro da delegação russa nas negociações de paz entre a Rússia e a Ucrânia.

    • A posição de Abramovich, em particular, preocupa os observadores das negociações de paz. Para Abramovich, política e negócios são inseparáveis, e por isso a ministra das Relações Exteriores britânica, Liz Truss, entre outros, criticou a presença de Abramovich nas negociações.
    • Abramovich tem, acima de tudo, um interesse financeiro no rápido fim da guerra. As sanções contra ele poderiam ser suspensas com o fim do conflito, além do que a guerra bloqueia possíveis projetos das empresas nas quais Abramovich tem participação.
    • Durante as negociações entre as delegações russa e ucraniana, o oligarca russo teria sido envenenado. Tanto o Kremlin como Kiev negam o ataque com veneno.
    • Abramovich não só goza da simpatia do presidente russo Vladimir Putin, como também se diz que o multimilionário tem uma boa relação com o presidente ucraniano Zelensky. Diz-se que há muitos ucranianos que estão gratos a Abramovich por sua participação nas negociações de paz.
    • Muitos observadores consideram improvável que Abramovich tenha interesse em pacificar a Ucrânia sem obter benefícios financeiros. No entanto, há motivos que sugerem que o envolvimento político de Abramovich pode ser altruísta. Afinal, a sua mãe era ucraniana de nascimento e Abramovich é, portanto, meio ucraniano. A sua filha também já se manifestou criticamente sobre a invasão de Putin à Ucrânia.

    Related Articles

    Leave a Comment