Ácido linoleico: presença nos alimentos

by Michaela

O ácido linoleico é um ácido gordo duplamente insaturado muito importante para a saúde. No entanto, o corpo não o produz por si próprio. Resumimos para si quais os alimentos que contêm quantidades particularmente elevadas de ácido linoleico.

Muitos óleos são ricos em ácidos linoleicos

O corpo consegue produzir quase todos os ácidos gordos, apenas os ácidos gordos ómega 6 e ómega 3 têm de ser fornecidos ao corpo através da alimentação. O ácido linoleico pertence aos ácidos gordos ómega 6 e o ácido alfa-linoleico aos ácidos gordos ómega 3. Por isso, os alimentos que os contêm são muito importantes para a sua saúde. Alguns óleos são particularmente ricos nestes ácidos gordos.

  • O azeite de oliva não só contém 855 mg de ácido alfa-linolénico por 100 g, como também uma boa porção de ácido linoleico. Isso torna este óleo popular uma boa fonte de ácido linoleico.
  • O teor de ácido alfa-linolénico do óleo de soja é ainda maior. Em 100 g do óleo, encontra 7700 mg do ácido gordo ómega 3. Além disso, a presença de ácido linoleico também é bastante elevada.
  • Se se preocupa com uma alimentação saudável, deve utilizar óleo de colza. Este contém 8584 mg de ácido alfa-linolénico por 100 g.
  • O óleo de noz confere aos seus pratos um sabor especial. Além disso, o óleo contém muito ácido alfa-linolénico. Em 100 g, há 12 200 mg deste ácido. A propósito, pode fazer o seu próprio óleo de noz com as nossas instruções.
  • O líder absoluto em ácido alfa-linolénico é o óleo de linhaça. Com 52800 mg por 100 g, ele supera todos os outros óleos em muito.

    Outros alimentos com alto teor de ácido linoleico

    Não são apenas os óleos que são ricos em ácido linoleico. Muitos alimentos com alto teor de gordura também contêm muito ácido linoleico.

    • Se gosta de abacates, não hesite em consumi-los. 100 g dessa fruta fornecem 111 mg de ácido linoleico.
    • As nozes são saudáveis, isso é sabido. Algumas variedades têm um teor significativo de ácido linoleico. Além da noz-pecã, com 757 mg por 100 g, destaca-se principalmente a noz. Tal como o óleo de noz, a própria noz é uma excelente fonte de ácido alfa-linoleico, com 10172 mg por 100 g.
    • As sementes de chia são consideradas um superalimento. As sementes também se destacam pelo seu teor de ácido alfa-linoleico saudável. Com 100 g de sementes de chia, ingere-se uns impressionantes 19 000 mg deste ácido.
    • Quem gosta de sabores fortes, opta pela banha de porco. Afinal, 100 g dele contêm 1005 mg de ácido alfa-linolénico e também uma quantidade considerável de ácidos gordos ómega 6.
    • Salsichas gordas ou carnes gordas fornecem muito ácido linoleico, ou seja, ácido gordo ómega 6.
    • A margarina também fornece ao seu corpo uma boa porção de ácido linoleico.
    • Produtos lácteos, como manteiga e queijo, devem fazer parte regularmente da sua alimentação, se quiser fornecer ao seu corpo ácido linoleico saudável em quantidade suficiente.

    Related Articles

    Leave a Comment