Se sentir dor no baço, isso pode ser um indício de que está inflamado. No entanto, outras causas também podem provocar dor. Por isso, se tiver determinados sintomas, deve dirigir-se imediatamente ao serviço de urgências.
Baço inflamado: possíveis causas para dores intensas na parte superior do abdómen
Quando o baço dói, muitas pessoas ficam imediatamente preocupadas. Isso deve-se também ao facto de este órgão passar despercebido no dia a dia, até que surjam os sintomas. Pois um baço saudável não se sente.
O baço está localizado na parte superior esquerda do abdómen, abaixo do diafragma. Não é vital, mas serve tanto para o sistema imunitário como para a purificação do sangue, pelo que deve ficar atento se sentir dores.
- A baço filtra os agentes patogénicos do sangue, produz determinados glóbulos brancos, os linfócitos, e armazena células imunitárias. Além disso, degrada os glóbulos vermelhos velhos ou danificados. A baço também armazena plaquetas, que são importantes para a coagulação do sangue em caso de lesões.
- Se o órgão apresentar problemas, a dor surge repentinamente – dependendo da causa, pode ser permanente ou recorrente. As dores podem ocorrer na parte inferior esquerda e superior esquerda do abdómen ou, eventualmente, irradiar-se para o ombro esquerdo e ser bastante intensas. Como o estômago, o pâncreas, o cólon e o rim esquerdo também se encontram na mesma região, é fácil confundir os sintomas.
- Uma causa frequente de dor no baço é uma inflamação, que faz com que o baço aumente de tamanho, o que os especialistas chamam de esplenomegalia. Doenças do sangue ou problemas hepáticos também podem levar ao aumento do baço. Isso é percebido através de dores à pressão na parte superior do abdómen.
- Em doenças infecciosas, como a mononucleose infecciosa, ou certas doenças autoimunes, como o lúpus eritematoso, o baço fica inflamado, inchando e ficando particularmente vulnerável a lesões. Uma infecção por malária também pode causar dor no baço. Quem sofre de artrite devido a uma doença reumática também pode ter dor no baço.
- Se um dos vasos do baço estiver obstruído, também sentirá dores intensas. O mesmo se aplica a lesões no baço, ou seja, uma ruptura parcial ou total do órgão, que algumas pessoas sofrem em acidentes. Neste caso, fala-se de uma ruptura do baço.
- Raramente ocorre o chamado enfarte do baço, mas as pessoas afetadas devem levá-lo muito a sério. Nesse caso, o tecido do baço morre devido a distúrbios circulatórios. Isso causa dores repentinas e intensas na parte superior do abdómen.
Reconhecer os sintomas: quando deve consultar um médico
Embora as pessoas possam viver sem baço, não deve subestimar a dor. Se tiver determinados sintomas, deve consultar imediatamente um médico ou mesmo dirigir-se ao serviço de urgências. A ruptura do baço, por exemplo, é uma emergência médica com perda interna de sangue massiva.
- Por isso, dirija-se a um consultório médico se sentir dores súbitas e intensas na parte superior esquerda do abdómen, acompanhadas de tonturas ou problemas circulatórios. Especialmente se sentir dores nessa região após um acidente, deve procurar ajuda médica.
- As dores que surgem no lado esquerdo, abaixo do arco costal e na parte inferior ou superior do abdómen esquerdo, são percebidas pelos afetados como uma leve sensação de pressão ou como uma dor forte. Elas intensificam-se ao tossir e espirrar, mas também quando se está sentado curvado ou deitado deitado.
- Algumas pessoas afetadas sentem alívio ao inclinar-se ligeiramente para a frente. No entanto, mesmo que a dor diminua quando descansa, isso não substitui um exame médico.
- Para o diagnóstico, os médicos geralmente realizam uma ecografia dos órgãos abdominais. Com base nos valores sanguíneos, eles determinam se há infecções, inflamações ou doenças do sangue.
- A propósito, um baço saudável não causa dor e também não é palpável. A situação é diferente quando o órgão está inflamado. Nesse caso, os especialistas podem sentir claramente o aumento do baço.
- Tal como em qualquer processo inflamatório no corpo, a inflamação do baço também pode causar febre. As pessoas afetadas sentem-se geralmente doentes. Como o órgão não consegue cumprir corretamente as suas funções em caso de inflamação, ocorre anemia. Quem sofre de inflamação do baço fica, por isso, frequentemente pálido.
- Além disso, a doença provoca uma deficiência de plaquetas no sangue, que são importantes para a coagulação sanguínea. Por isso, as pessoas afetadas tendem a ter hemorragias nasais ou hemorragias na mucosa da boca.
- A inflamação do baço também leva a uma maior suscetibilidade a infeções devido a um sistema imunitário mais fraco.
- Se precisar de algum tempo para consultar um médico, deve primeiro poupar-se fisicamente o máximo possível. Não levante pesos e, acima de tudo, não pratique desporto. Anote quando as dores ocorrem e se existem sintomas associados, como febre, cansaço ou problemas digestivos – estas informações ajudam o médico no diagnóstico.
Como tratar uma inflamação do baço
Um médico não só determina se o problema é realmente o baço, mas também qual é a causa de uma possível inflamação.
- Dependendo da causa, antibióticos e medicamentos anti-inflamatórios podem ajudar. Se a dor for muito forte, o seu médico também irá prescrever-lhe um analgésico.
- Em alguns casos, por exemplo, se o órgão estiver muito aumentado ou se houver doenças vasculares, será necessária uma intervenção cirúrgica. Nesse caso, poderá ser necessário remover partes do baço ou mesmo todo o órgão.
- A única coisa que pode fazer é poupar-se e prevenir infeções. Como já foi referido, em caso de inflamação, o baço não consegue desempenhar a sua função como parte do sistema imunitário. Por isso, fica significativamente mais suscetível a infeções.
- Além de uma higiene cuidadosa, uma alimentação saudável e rica em vitaminas também ajuda a proteger o seu corpo contra infeções.
- Portanto, se sentir dores na parte inferior ou superior do abdómen esquerdo, consulte o seu médico. Uma inflamação do baço não tratada pode ter consequências graves, inclusive para os órgãos vizinhos, que são comprimidos. Existe o risco de doenças crónicas: o seu corpo pode ficar permanentemente enfraquecido.
- Se as dores no baço forem consequência de outra doença, como a malária, a mononucleose infecciosa ou um sintoma associado à artrite, o especialista irá tratar a doença subjacente.
