Diferença entre fontes e bibliografia – explicação simples

by Flo

A diferença entre fontes e bibliografia reside na divulgação das informações utilizadas. As listas de fontes enumeram todas as fontes.

Compreender a diferença entre fontes e bibliografia

Em qualquer trabalho científico, seja uma dissertação de bacharelato, mestrado ou diploma, textos de orientação ou artigos especializados para revistas e livros técnicos, é comum elaborar uma lista de fontes ou uma bibliografia. Com estas listas, mostra de onde obteve o seu conhecimento. Além disso, fornece aos seus leitores indicações sobre onde podem encontrar mais informações. Muitas vezes, os termos lista de fontes e bibliografia são usados como sinónimos.

  • Na lista de fontes são listadas todas as fontes bibliográficas que foram citadas no texto. A fonte é indicada no texto, logo após a citação. As informações completas sobre o trecho do texto devem ser colocadas no final do documento, no índice de fontes. Essas informações são essenciais para comprovar a origem das suas citações. Se elas estiverem em falta, existe o risco de violação dos direitos de autor. O seu trabalho pode ser considerado plágio.
  • Na bibliografia encontram-se todos os detalhes importantes sobre os livros, artigos ou sites que leu para o seu trabalho. Esta lista é muito importante, pois indica a origem das suas informações e como as pesquisou. Além disso, ajuda outros leitores a consultar as fontes que mencionou para aprofundar o tema.
  • Na bibliografia, o leitor encontra uma lista completa de todas as fontes que sustentam o seu trabalho. Esta lista pode ser ordenada por ordem alfabética ou por ano de publicação. Também é possível organizar por tipo de literatura, como livros especializados, revistas, endereços web.
  • Ao contrário da lista de fontes, aqui também são listadas todas as fontes secundárias. Isto significa fontes que utilizou como informação de fundo para o seu trabalho, mesmo que não as tenha citado diretamente.

    Estrutura da lista de fontes e bibliografia

    A lista de fontes e a bibliografia são componentes importantes de qualquer trabalho científico. Elas servem para apresentar de forma transparente as fontes utilizadas. Ambas as listas são fundamentais para garantir a integridade do trabalho e oferecer aos leitores uma orientação clara sobre as fontes utilizadas.

    • Todas as fontes utilizadas para o trabalho são ordenadas e listadas por ordem alfabética na bibliografia. Esta lista é indispensável e um componente padrão de qualquer trabalho. A classificação pode ser feita em diferentes categorias, tais como obras de referência, livros especializados, revistas, jornais, endereços de Internet, etc.
    • O tipo de citação varia de acordo com o tipo de literatura utilizada. No caso de obras de um único autor, por exemplo, é necessário indicar o apelido e o nome do autor, seguidos do título, subtítulo, local e ano de publicação. Para obras coletivas, por outro lado, é necessário indicar o apelido e o nome do editor, seguidos do título, subtítulo, número do volume, local e ano de publicação.
    • Os artigos de revistas são identificados pelo apelido e nome do autor, seguidos do título, subtítulo, número do ano (ano) e páginas. Para endereços da Internet, indique o endereço completo e a data de download.
    • As conclusões de protocolos de observação e conversas também devem ser documentadas na bibliografia, desde que as informações tenham servido de base para o seu trabalho. Para isso, deve indicar o nome do redator do protocolo, o nome do interlocutor, o local da gravação e a data.
    • No seu trabalho, todas as citações devem ser numeradas consecutivamente. Esses números são utilizados na lista de fontes, onde, ao contrário da bibliografia, os números das páginas são indicados. Para as referências de páginas, são utilizadas abreviaturas comuns, como «f» para a página seguinte ou «ff» para várias páginas seguintes. «Vgl.» é utilizado para «comparar», «Hrsg.» significa editor e «a.a.O.» significa «no local indicado».

    Related Articles

    Leave a Comment