Para plantar lótus a partir de sementes, são necessários apenas alguns utensílios. Além disso, é preciso ter um pouco de paciência, um local adequado e água suficiente.
Plantar lótus a partir de sementes: perfil da planta aquática
A flor de lótus tem folhas grandes e redondas. Estas deslizam sobre a superfície da água. As folhas especiais desta planta aquática têm propriedades repelentes. É o chamado efeito lótus.
Além disso, as flores do lótus desabrocham ao nascer do sol e fecham-se assim que o sol se põe. O lótus é considerado uma planta fácil de cuidar e é adequado para diferentes condições e locais.
- Efeito lótus: O chamado efeito lótus representa a propriedade repelente de água de várias superfícies. A flor de lótus forma folhas autolimpantes que repelem tanto a sujidade como a água. Esta característica especial torna a planta um emblema de pureza.
- Simbolismo:A flor de lótus é considerada um símbolo de Buda e dos seus ensinamentos. A propriedade repelente de lama, sujidade e água é considerada um sinal de pureza. Devido ao facto de a planta crescer nas profundezas e na escuridão da água, mas desabrochar na superfície da água, ela também é considerada um símbolo de renascimento.
- Localização: Escolha um local ensolarado para a sua flor de lótus. A profundidade ideal da água é de 30 a 40 centímetros. Coloque primeiro a sua planta aquática num vaso antes de a colocar no lago. Isto facilita o cultivo e o manuseamento, caso pretenda mudar o local.
Como plantar lótus a partir de sementes
Para plantar a sua flor de lótus, precisa de sementes, um copo de água e um local ensolarado. Para o cultivo, após a germinação, precisa de um vaso e terra de jardim sem húmus. Para plantar a sua semente, proceda da seguinte forma:
- Primeiro, lixe um pouco o lado arredondado da semente de lótus com uma lima de metal. Lixe a semente apenas até ver um círculo branco!
- Coloque agora as suas sementes num copo com água morna. Coloque o copo num local claro e troque a água uma vez por dia. Repita este processo até que as sementes comecem a germinar.
- Continue a cultivar as plântulas num copo com água e num local claro. Deixe as mudas na água até que as primeiras folhas se formem.
- Assim que a sua lótus em crescimento tiver duas folhas formadas, plante a flor num vaso com um volume de pelo menos 5 litros. Use terra de jardim sem húmus. A sua muda continua a precisar de um local ensolarado e quente para crescer.
- Assim que as folhas do seu lótus ficarem maiores e de cor verde claro a amarela, pode começar a adubar. Siga rigorosamente as instruções do fabricante. Para que possa desfrutar da sua planta aquática durante muito tempo, o seu lótus continua a precisar de sol, calor, água e nutrientes suficientes.
