A soda tem muitas possibilidades de aplicação em casa. Seja para limpar, lavar ou refrescar, com este produto de limpeza ecológico e versátil, está bem equipado. Reunimos aqui dez dicas concretas para a utilização da soda cáustica.
A soda convence com muitas possibilidades de aplicação
Se tiver soda cáustica em casa, pode deixar os outros produtos químicos para limpeza na prateleira. O pó branco, também conhecido como carbonato de sódio, é barato e ajuda na cozinha, na casa de banho e em muitos outros locais, tanto puro como em combinação com ácido acético, ácido cítrico, bicarbonato de sódio ou sabão neutro. Os aditivos reforçam o efeito de limpeza. O bicarbonato de sódio é um componente de vários detergentes e produtos de limpeza.
- Bicarbonato de sódio como produto de limpeza multiusos: adicione 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio puro a 10 litros de água. Com esta solução, pode limpar quase todas as superfícies, como azulejos esmaltados, pisos de PVC e também madeira. Devido às suas fortes propriedades alcalinas, o bicarbonato de sódio líquido não é adequado para pedra natural, mármore ou granito polido. Após a limpeza com a solução de bicarbonato de sódio, enxague novamente com água limpa.
- Bicarbonato de sódio como produto de limpeza para sanitas: um produto de limpeza eficaz contra manchas de urina e depósitos na sanita é uma colher de sopa de bicarbonato de sódio, que deve ser espalhada com a escova da sanita, deixada atuar por alguns minutos e, por fim, limpa e enxaguada. Ainda mais eficaz: faça uma pasta com bicarbonato de sódio e vinagre doméstico, aplique sobre os resíduos mais difíceis e deixe agir.
- Bicarbonato de sódio como desentupidor de canos: coloque cerca de meia chávena de bicarbonato de sódio no cano, depois de remover restos de comida ou cabelos. Adicione a mesma quantidade de vinagre doméstico (essência de vinagre com água na proporção de 1:4), aguarde cerca de meia hora e enxague com água quente. Isso elimina a gordura e os maus odores. Também é possível fazer uma limpeza ocasional com bicarbonato de sódio para prevenir o entupimento dos canos.
- Bicarbonato de sódio como limpador de juntas: para embelezar o revestimento de azulejos e evitar o aparecimento de bolor, limpe regularmente (a cada quatro semanas) as juntas problemáticas com bicarbonato de sódio, um pouco de água e uma escova de dentes usada. Quando usado corretamente, o bicarbonato de sódio pode ser usado como outros remédios caseiros simples contra manchas de mofo.
- Bicarbonato de sódio como limpador de máquinas: De vez em quando, é recomendável fazer uma limpeza profunda da máquina de lavar louça para remover resíduos e calcário. Para isso, trate primeiro as juntas, o cesto dos talheres e as áreas com resíduos visíveis com uma pasta de bicarbonato de sódio e água. Em seguida, coloque 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio e cerca de 1 litro de água com vinagre no fundo da máquina e execute um programa de lavagem a mais de 60 graus.
- Bicarbonato de sódio como produto de limpeza para fornos: ideal para remover resíduos gordurosos e crostas. Misture cerca de meia colher de sopa de bicarbonato de sódio puro em 1 litro de água e coloque a mistura numa assadeira funda (apenas esmaltada, nada de alumínio!). Aqueça a 100 graus e deixe o forno funcionar por cerca de 15 minutos. Depois, pode limpar todo o interior. As crostas devem sair facilmente após este tratamento. Isso também funciona com panelas.
- Bicarbonato de sódio como benefício para a higiene: tábuas de madeira, colheres de pau, garrafas térmicas, frigoríficos e outros utensílios podem ser higienizados com uma lavagem com bicarbonato de sódio. Para isso, use 2-3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio puro em cerca de 5 litros de água ou, para quantidades menores, misture 1 colher de chá cheia com cerca de 1 litro de água. Enxague todos os utensílios com água abundante após o tratamento. Isso também deixa os vasos de flores com manchas de sujidade e calcário com uma aparência mais agradável.
- Soda como removedor de manchas: sejam tapetes ou estofados, alguns tecidos não podem ser lavados na máquina, mas atraem manchas. Espalhar bicarbonato de sódio, humedecer e esfregar ajuda em muitos casos. Atenção: nem todos os tecidos toleram o efeito alvejante alcalino do bicarbonato de sódio. Deve testar previamente numa área escondida. Não deve tratar lã e seda com este produto.
- Bicarbonato de sódio como neutralizador de odores: o bicarbonato de sódio obtém excelentes resultados como substância desodorizante.
Em tecidos grandes, como tapetes, basta espalhar, humedecer e aspirar após a secagem. Em tecidos menores, por exemplo, para eliminar o odor de suor nas axilas, use uma solução de 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio em cerca de 5 litros de água para molhar. Em seguida, lave a peça de roupa normalmente. - Soda como detergente: sem perfume, sem enzimas, sem fosfatos. A soda, como detergente, tem indubitavelmente vantagens para o ambiente. Prepare o seu detergente líquido com cerca de 4 colheres de sopa de soda, 30 gramas de sabão em barra ralado e 2 litros de água. Misture tudo e leve ao lume numa panela. Depois de arrefecer, aqueça novamente por um breve período, adicione um pouco de óleo essencial (lavanda, citronela), se desejar, e coloque num recipiente.
Mais informações sobre a utilização da soda
A soda é considerada um produto de limpeza ecológico. No entanto, devido às suas propriedades alcalinas, quando dissolvida atua como uma lixívia. Nas embalagens, está classificada com o nível de perigo 5 para produtos químicos, pelo que também se aplica à soda: utilizar com cuidado e dosear corretamente as quantidades.
- A soda está disponível como soda pura em pó, soda cristalina (com retenção de água) e solução de soda líquida. Da primeira, necessita da menor quantidade em todas as aplicações, porque é a mais concentrada. Da forma líquida, deve usar cerca do dobro a duas vezes e meia mais.
- Combate a odores: ao contrário, por exemplo, dos óleos essenciais, que também neutralizam odores, os odores desagradáveis são capturados e removidos pela soda, mas não são mascarados por outras notas. Se quiser evitar o odor dos seus caixotes do lixo, existem alternativas ainda melhores do que o bicarbonato de sódio, como bicarbonato de sódio, café em pó, areia para gatos ou carvão ativado.
- Como o bicarbonato de sódio é altamente alcalino e desengordurante, deve evitar o contacto direto com a pele. Ao limpar com bicarbonato de sódio, assim como com outros produtos de limpeza químicos, use luvas de proteção e evite o contacto com os olhos. Não inale o bicarbonato de sódio.
- Em caso de contacto indesejado com os olhos, geralmente basta enxaguar abundantemente com água. Por segurança, consulte um oftalmologista. Em caso de irritação preocupante causada pelo bicarbonato de sódio ou ingestão ou inalação acidental, contacte um serviço de emergência médica. As pessoas afetadas devem passar o tempo de espera enxaguando imediatamente a boca e bebendo bastante água.
- Quando utilizado em tarefas domésticas, por exemplo, como detergente ou na máquina de lavar louça, o efeito químico do bicarbonato de sódio é completamente eliminado. Portanto, não há nenhum efeito prejudicial para o ambiente.
