Mancala: regras do jogo e variantes explicadas de forma simples

by Flo

Para jogar Mancala, são necessários apenas dois jogadores, um tabuleiro, peças de jogo e as regras. O jogo tem muitas variantes, mas todas são bastante semelhantes.

Mancala: origem do nome e estrutura do jogo de acordo com as regras

O termo Mancala refere-se a jogos de tabuleiro que são geralmente jogados por duas pessoas. Uma característica típica destes jogos é um tabuleiro com cavidades. As peças do jogo são semelhantes a feijões, por isso o jogo Mancala também é conhecido na Alemanha como jogo dos feijões e é considerado um dos jogos de tabuleiro clássicos.

  • Tabuleiro: O tabuleiro é composto por uma placa com doze cavidades. Estas estão dispostas em duas filas. Nas duas extremidades do tabuleiro há uma cavidade grande para recolher as peças do jogo. As cavidades grandes também são chamadas de Mancala.
  • Preparação:  O número de pedras iniciais por cavidade pode variar de acordo com a variante. O habitual é duas a seis pedras, sendo quatro o normal de acordo com as regras do torneio. Estas são colocadas em cada uma das doze cavidades pequenas. As cavidades grandes de mancala permanecem vazias inicialmente. Os jogadores sentam-se frente a frente no tabuleiro. Cada jogador é responsável pelas seis cavidades que se encontram à sua frente.
  • Variantes: Existem muitas variações do jogo de tabuleiro Mancala. Na maioria das vezes, elas diferem no número de pedras e nas regras para «bater» ou «marcar pontos». Além disso, você pode introduzir regras especiais.

    Regras do Mancala: uma variante possível

    Quando o tabuleiro estiver montado e os jogadores estiverem sentados, o jogo pode começar. A mecânica exata do jogo pode variar muito de acordo com as tradições regionais. Existem, por exemplo, variantes africanas e árabes. No entanto, o objetivo do jogo é sempre recolher o maior número possível de pedras na sua própria cavidade Mancala.

    • Início do jogo: Primeiro, decide-se qual jogador começa. A escolha é livre. Normalmente, lança-se uma moeda ou joga-se uma partida de pedra, papel e tesoura para decidir quem começa.
    • Desenrolar do jogo: O jogador cuja vez é, escolhe uma das suas cavidades e pega todas as peças que se encontram nela. Estas são distribuídas individualmente de acordo com a direção de distribuição escolhida (por exemplo, para a esquerda/direita ou no sentido horário). Primeiro nas suas próprias cavidades e depois nas do adversário. Em algumas versões, a própria kalaha é considerada na distribuição, em outras é ignorada. Assim, você tem liberdade de escolha e pode decidir por uma variante. A cavidade Mancala é omitida.
    • Observação: As cavidades coletoras são, por vezes, consideradas cavidades ativas e são incluídas no movimento, enquanto que noutras versões são puramente passivas.
    • Capturar: A captura também não é regulamentada de forma uniforme e, em algumas regras, as pedras adversárias só são roubadas quando aterram em cavidades próprias vazias, noutras quando o número de pedras é par. Se colocar a última pedra e a cavidade já estiver cheia com duas, quatro ou seis pedras, então as pedras aterram na sua cavidade Mancala. Se nas cavidades que se encontram à frente da cavidade Mancala também houver duas, quatro ou seis pedras, estas também ficam na sua cavidade Mancala.
    • Fim do jogo: Assim que não houver mais pedras do lado de um jogador, o jogo termina. O jogador com mais pedras na cavidade Mancala ganha. Também pode haver um empate se o número de pedras nas Kalahas for idêntico. Através de regras adicionais (por exemplo, contagem de pedras nas cavidades restantes), pode definir o resultado final com mais precisão.

      O jogo termina abruptamente quando, com as filas adversárias vazias, o adversário recolhe todas as pedras restantes do seu lado.

    • Empate: É possível haver empate quando o número de pedras nos kalahas é igual. No entanto, se quiser esclarecer claramente o final do jogo, regras adicionais podem ajudar. Uma possibilidade é a contagem de pedras nas cavidades restantes.
    • A propósito: novos movimentos não são possíveis apenas quando a última pedra é colocada na sua própria kalaha, mas também, em algumas variantes, quando se atinge um determinado número de pedras nas cavidades. Também aqui você é livre para escolher as regras que deseja introduzir no seu jogo.

    Related Articles

    Leave a Comment