Os pequenos insetos pretos podem ser encontrados em qualquer lugar. Seja na casa, no apartamento, na cave ou no jardim. Continue a ler para saber com quem está a lidar quando encontrar um desses insetos. Eles não mordem nem picam.
Pequenos insetos pretos na casa ou no apartamento
Se observar um pequeno inseto preto a rastejar pelo chão, não precisa de se preocupar.
Não se trata de um inseto nocivo que o morde ou pica. No entanto, entre eles existem insetos que atacam os alimentos armazenados e que devem ser eliminados do ambiente doméstico. O calor e o frio, os produtos biológicos e desinfetantes ou mesmo a simples eliminação dos alimentos infestados ajudam a combatê-los.
- Caruncho: este inseto preto alongado tem antenas longas e claras e pontos brancos. No pescoço, há duas protuberâncias. Se você notar pequenos montes de farinha perto de móveis de madeira, é porque o caruncho já comeu a madeira. Isopropanol, vinagre e amoníaco são remédios caseiros adequados.
- Besouro da farinha: O besouro preto adora tudo o que tem a ver com amido e farinha. Pode reconhecer este parasita das despensas pelas suas asas pretas e arqueadas. Estas apresentam sulcos longitudinais. As patas são de cor castanha-avermelhada.
- Gorgulho dos cereais: esta espécie de inseto é muito pequena, tem forma alongada e apresenta sulcos longitudinais e pontos claros no corpo. Gosta de ficar na cozinha, pois aprecia cereais e massas.
- Gorgulho da pelúcia: é alongado e oval, com asas pontilhadas de branco. Além disso, é muito peludo. No pescoço, tem três manchas claras. O escaravelho da pele gosta de depositar as suas larvas em têxteis. A comida para cães e a salsicha seca são os seus alimentos preferidos.
- Escaravelho preto da gordura: também é muito pequeno e dificilmente visível a olho nu, sendo duas vezes mais comprido do que largo. O besouro da gordura gosta de destruir peles e couro e come carne seca e ração seca.
Pequenos insetos pretos no jardim, na varanda ou no terraço
Se vir pequenos insetos pretos ao ar livre, geralmente trata-se de insetos úteis para a natureza. Os jardineiros não gostam de ter alguns besouros no jardim, pois eles pousam nas plantas ou as roem. Para isso, geralmente existem soluções ecológicas.
- Joaninha asiática: esta espécie de joaninha é redonda e tem pontos amarelos nas asas. Gosta de comer pulgões e, por isso, é útil para o jardim.
- Escaravelho-de-bico-curto: Possui um escudo oval alongado e sulcado com manchas castanhas escuras. As suas coxas são mais grossas no meio. Gosta de roer as folhas das plantas em forma de bucha.
- Besouro da casca da madeira: este besouro tem uma forma cilíndrica. Uma característica marcante são as suas antenas alaranjadas. A carapaça preta tem um brilho violeta. Gosta de ficar onde a madeira foi recém-cortada ou serrada. Pode perfurar a madeira até três centímetros de profundidade.
- Saltador-d’água-preto: É alongado e estreito e gosta de viver em lagoas ou piscinas. O corpo é preto e parece escamoso. Salta sobre a água e alimenta-se de insetos.
- Besouro-brilhante-da-colza: As suas características distintivas são a forma oval e o corpo metálico e brilhante. No jardim, encontra-se principalmente em flores amarelas. Procura alimento quando as temperaturas baixam.
