Esposa, família, altura, idade e património: muitos mistérios rodeiam o presidente norte-coreano Kim Jong-Un. Não há muitas informações consideradas confiáveis.
Kim Jong-Un: data de nascimento, situação familiar, passatempos
Já em relação ao seu ano de nascimento, há apenas especulações. Às vezes diz-se 1982, outras vezes 1983. Uma tia materna disse que ele nasceu em 8 de janeiro de 1984 em Pyongyang, a capital da Coreia do Norte. Como o país é bastante isolado, as informações aqui apresentadas sobre Jong-Un não são todas comprovadas com certeza.
- O seu avô, Kim Il-Sung (nascido em 1912, falecido em 1994), fundou a República Popular Democrática da Coreia em 1948 e, mesmo após a sua morte, continua a ser venerado na Coreia do Norte como o «Presidente Eterno».
- O pai de Jong-Un, Kim Jong-Il, assumiu o cargo de presidente em 1994. O «Amado Líder» faleceu em 2011. A mãe de Jong-Un, Ko Yong-Hi, uma dançarina coreana nascida no Japão, morreu de cancro em 2004. Desde a morte de Jong-Il, Jong-Un é o chefe militar supremo e ditador autocrático da Coreia do Norte.
- Jong-Un tem vários irmãos e meio-irmãos de diferentes mulheres do seu pai. A irmã Kim Yo-Jong, nascida em 1987, é considerada uma possível sucessora de Jong-Un.
- De acordo com informações da sua tia, Kim Jong-Un recebeu um uniforme de general como presente no seu oitavo aniversário. Desde então, soldados e soldadas prestam-lhe respeito militar.
- Numa reportagem da televisão norte-coreana por ocasião do seu aniversário em 2012, ele foi descrito como um «génio militar», porque, aos dezasseis anos, já teria escrito ensaios sobre estratégias de guerra.
- Ele teria passado uma longa parte de sua vida escolar sob um nome falso, como suposto filho de funcionários da embaixada na Suíça, em várias escolas, incluindo Berna. No entanto, não há provas disso. Trata-se apenas de especulações.
- Seu desempenho na escola teria sido mediano, segundo relatos. Jong-Un também teve aulas de canto e gostava de cantar canções populares em voz alta. Com o tempo, ele também passou a falar bastante bem o dialeto bernês. Um ex-colega de turma contou que Jong-Un costumava ouvir o hino nacional norte-coreano naquela época.
- Segundo a tia, Jong-Un era uma criança temperamental. Quando a mãe lhe pedia para estudar em vez de brincar, ele reagia com uma greve de fome.
- O seu único interesse era o basquetebol, e dizem que ele até ia para a cama com a bola. Quando jogava, usava sempre a camisola de Michael Jordan com o número 23 e ténis Nike Air.
- Outra indicação de que Jong-Un é um grande fã da NBA é a sua amizade com o ex-jogador profissional de basquetebol Dennis Rodman, que conquistou títulos com Jordan pelo Chicago Bulls nos anos 90. Essa amizade ganhou destaque internacional.
- Vídeo: «Estávamos completamente bêbados» — Rodman fala sobre os seus encontros com Kim Jong-Un
Kim Jong-Un tem mulher, filhos e armas nucleares, mas não tem escrúpulos
Em 25 de julho de 2012, a mídia estatal norte-coreana anunciou o casamento de Kim Jon-Un com Ri Sol-Ju. No entanto, há indícios de que o casamento já havia ocorrido em 2009. A sua esposa é cantora. Segundo rumores, o casal tem três filhos. Os filhos do casal são um menino (nascido em 2010), uma menina chamada Ju Ae (nascida em 2012 ou 2013) e outra criança de sexo desconhecido (nascida em 2017).
- O político mantém a sua família conscientemente longe da vida pública. Ele disse uma vez ao ex-secretário de Estado dos EUA, Pompeo, que quer evitar que os seus descendentes «carreguem a arma nuclear nas costas durante toda a vida».
- Por outro lado, há indícios de que, para manter o seu poder, ele não hesita em mandar executar membros da sua própria família. Ele teria mandado assassinar uma tia, um tio e, possivelmente, um meio-irmão.
- Além disso, ele é acusado de inúmeras violações dos direitos humanos. Por exemplo, refugiados são baleados na fronteira com a Coreia do Sul, pessoas são detidas ilegalmente em campos de prisioneiros ou executadas publicamente.
- Em relação à Coreia do Sul e ao Ocidente, Jong-Un chama a atenção repetidamente com ameaças militares. Na televisão estatal, o programa nuclear do país e os testes com mísseis são glorificados.
- Num discurso perante militares em 2013, ele disse: «Quando receberem a ordem, quebrem os quadris dos inimigos, cortem completamente suas traqueias e mostrem a eles como é uma guerra de verdade.»
- De acordo com relatos, entre outros da dw.com, a Coreia do Norte pretende, com o seu programa nuclear, um aumento exponencial do seu armamento e, segundo estimativas, dispõe de cerca de 50 ogivas nucleares.
- A Coreia do Norte, que se autoproclama potência nuclear, afirma ter feito mais progressos no desenvolvimento de mísseis estrategicamente importantes. A Academia de Ciências de Defesa testou com sucesso, em meados de setembro de 2021, dois novos mísseis de “longo alcance” que atingiram os seus alvos a 1500 quilómetros de distância no mar, informaram os meios de comunicação estatais. Segundo especialistas, a Coreia do Norte também deu a entender que o novo míssil guiado também poderá transportar ogivas nucleares.
- 12 de maio de 2022: A isolada Coreia do Norte confirmou oficialmente casos de infecção pelo vírus pela primeira vez desde o início da pandemia de coronavírus, há mais de dois anos. De acordo com a mídia estatal, a capital Pyongyang foi afetada pelo surto da subvariante BA.2 da variante ómicron. Diante da «situação de emergência», o líder Kim Jong Un ordenou o bloqueio total de todas as cidades e distritos para impedir a propagação do vírus.
- Final de julho de 2022: China continua a aproximar-se da Coreia do Norte, dois cenários de horror ameaçam o Extremo Oriente
- 11 de agosto de 2022: Kim Jong Un declarou o coronavírus erradicado no seu país. Kim anunciou solenemente a vitória na luta pela erradicação do «novo coronavírus», informaram os meios de comunicação estatais. A sua irmã, Kim Yo Jong, deu a entender que o próprio irmão tinha adoecido com Covid-19. Ele teria sofrido de febre alta, segundo foi informado.
Viciado em luxo: fortuna, álcool, cigarros e carne de alta qualidade
A fortuna do presidente norte-coreano é estimada em 4,2 mil milhões de euros, algumas fontes, como a uamr.de, chegam mesmo a estimar 5 mil milhões. Isto contrasta fortemente com o facto de grande parte da população norte-coreana ser extremamente pobre e mal alimentada.
- Só em 2014, ele gastou 13,25 milhões de euros em carros de luxo. Além de carros, ele também possui submarinos, iates e aviões. Além disso, ele pode escolher entre 13 residências palacianas, algumas das quais com pistas de corrida e estações ferroviárias próprias. Ele até possui uma estância de esqui privada.
- O político supostamente gasta cerca de 30 milhões de dólares por ano em bebidas alcoólicas destiladas. Não é raro ele beber duas garrafas de champanhe de alta qualidade durante as refeições, segundo consta. Além disso, ele é um apaixonado por carne, com uma queda pelo raro gado Kobe. Ele também gosta muito de queijo, especialmente Emmental.
- No total, os gastos anuais com artigos de luxo devem chegar a cerca de 500 milhões de euros.
- Ele também é considerado um fumador inveterado, que consome até quatro maços por dia. Com 1,70 m de altura e um peso estimado em quase 136 kg, ele é considerado um candidato de risco para doenças cardiovasculares.
- Em abril e maio de 2020, ele desapareceu da vida pública por um longo período. Isso levou a especulações sobre o seu estado de saúde, uma possível cirurgia cardíaca ou até mesmo a morte do ditador. Outra teoria é que ele se manteve afastado da vida pública por medo da pandemia da Covid-19. No início de maio, surgiram fotos que supostamente mostram Kim Jong-Un numa fábrica de fertilizantes.
- Além disso, há especulações de que o líder norte-coreano sofre de insónias e doenças de pele relacionadas com o stress.
