6
A noite da hena (também conhecida como Kına Gecesi) é uma tradição nupcial da Turquia. A celebração simboliza a despedida emocional da noiva da casa dos pais e é comemorada com dança, canto e vários rituais.
Noite da hena: origem e significado da tradição turca de casamento
A noite da hena é uma das tradições de casamento mais antigas da Turquia. É marcada por uma mistura de alegria e melancolia.
- A noite celebra a despedida da noiva das suas parentes e de toda a casa dos pais. É uma noite de dança, canto, risos e comida.
- A cerimónia da hena em si é a parte melancólica da noite. Enquanto a noiva, vestida com o tradicional vestido vermelho (Bindalli), recebe a pintura de henna, as outras mulheres cantam canções tristes para lamentar a iminente separação da família.
- Muitos rituais de henna têm origem em antigas tradições, nas quais se atribuíam poderes curativos à pintura com henna e a cor vermelha representava fertilidade, prosperidade e amor.
- Os padrões artísticos são aplicados nas mãos e nos pés da noiva. Para isso, é necessária alguma experiência, pois os complicados desenhos de henna são uma parte estética importante da festa.
- A noite da henna não está apenas enraizada na tradição turca, mas também se encontra em culturas do Médio Oriente, Norte de África e Sul da Ásia. Na Turquia, o desenrolar desta noite tradicional pode variar consoante a região.
- No entanto, todos os rituais têm em comum o objetivo de garantir à noiva um casamento feliz, fértil e próspero.
O desenrolar da noite da henna: cerimónia e rituais em detalhe
Na maioria das vezes, apenas mulheres participam na celebração. No entanto, nas interpretações modernas da festa, cada vez mais os homens também são convidados. O noivo está sempre presente na pintura com henna.
- Primeiro, a noiva celebra com a sua família e amigas com música e dança até ao final da noite. Em seguida, o noivo aparece com a sua família e traz vários pratos e a henna cuidadosamente preparada para a pintura.
- Depois de a família da noiva ter comido e dançado em conjunto, passa-se à parte tradicional da noite.
- A noiva entra na sala atrás da sua irmã, que carrega a bandeja decorada com henna, com um véu vermelho. Todos os presentes cantam canções tristes para realçar o clima melancólico.
- O pó de hena é misturado por uma mulher feliz no casamento, que deve transmitir a sua felicidade à noiva. A noiva inicialmente reluta em aplicar a hena e só abre a palma da mão para ser pintada quando a sua mãe lhe dá uma moeda de ouro.
- No caso do noivo, apenas o dedo mindinho é pintado com a mistura de hena. Os convidados também pintam as palmas das mãos para partilhar a felicidade da noiva.
- Após esta parte da festa, volta-se a dançar alegremente até altas horas da noite. Em algumas regiões da Turquia, a festa é combinada com outras celebrações e pode durar vários dias.
- Dicas para os convidados: Como convidado, deve escolher roupas elegantes para a festa da hena. Os vestidos são particularmente populares, mas calças de tecido elegantes também são uma escolha adequada.
- Um ramo de flores ou outro pequeno presente são adequados como lembrança. Os presentes oficiais só são entregues no casamento.
