Gotas de codeína vencidas: o que precisa saber

by Pramith

Justamente no fim de semana ou num feriado, é acometido por uma tosse irritante e as gotas de codeína do seu armário de remédios já estão vencidas. No entanto, não deve, em hipótese alguma, tomar gotas vencidas.

Gotas de codeína vencidas: por que não deve mais usá-las

 O princípio ativo do medicamento é o fosfato de codeína hemi-hidratado, que alivia a percepção e a intensidade da dor e acalma a tosse seca.
Como a codeína engrossa a secreção brônquica, deve utilizar as gotas apenas em caso de tosse seca.

  • As gotas de codeína não abertas podem ser utilizadas até à data de validade impressa.
  • No entanto, as gotas de codeína abertas têm uma validade de apenas seis meses a partir da data de abertura, mas no máximo até à data de validade indicada.
  • Assim que o frasco é aberto, o líquido entra em contacto com o oxigénio. Isso pode fazer com que o princípio ativo  fosfato de codeína hemi-hidratado seja convertido em N-óxido de codeína. Esta substância é suspeita de ser cancerígena. No entanto, até ao momento, não existem estudos de longo prazo em animais ou seres humanos que comprovem claramente o seu potencial cancerígeno.
  • Até seis meses após a abertura, os fabricantes garantem que a substância tóxica não atinge quantidades prejudiciais à saúde. Por isso, não tome gotas vencidas ou abertas há mais de seis meses.
  • Se as gotas de codeína alterarem o odor ou a cor antes do prazo de validade e antes do final dos 6 meses após a abertura, também não deve continuar a utilizá-las.
  • Atenção: A codeína não deve ser administrada a crianças com menos de 12 anos, pois pode causar efeitos secundários graves, como depressão respiratória. Os pais devem, portanto, recorrer a medicamentos alternativos.
  • Crianças com mais de 12 anos, bem como adolescentes e adultos, só podem tomar medicamentos que contenham codeína mediante prescrição médica.

Eliminação ecológica de gotas de codeína expiradas: as suas opções

 A eliminação inadequada de medicamentos prejudica significativamente o ambiente. Os medicamentos antigos não devem ser deitados no lixo doméstico nem nas águas residuais – especialmente medicamentos líquidos, como gotas de codeína.

  • Leve os medicamentos expirados à farmácia. Muitas farmácias aceitam medicamentos antigos gratuitamente e tratam da sua eliminação adequada.
  • Em alternativa, os medicamentos podem ser eliminados em pontos de recolha especiais para resíduos perigosos.
  • Nunca elimine medicamentos expirados pela canalização, pois eles chegam às estações de tratamento de águas residuais, que não conseguem decompor completamente uma grande variedade de substâncias químicas. Isso leva à contaminação dos cursos de água e da água potável.
  • Através de uma eliminação correta, contribui ativamente para evitar a poluição ambiental e proteger os nossos recursos.

Related Articles

Leave a Comment