Bebé caiu da cama: como reagir de forma rápida e correta

by Flo

É o pesadelo de todos os pais: o bebé caiu do trocador ou da cama e bateu com a cabeça. Para que esteja bem preparado para uma situação de emergência como essa, reunimos algumas dicas e comportamentos úteis para si.

O bebé caiu da cama – primeiro, avalie a situação

Por mais cuidado que tenha, em algumas situações o bebé é simplesmente mais rápido com os seus movimentos agitados do que pensava. Se a criança cair da altura de um trocador ou cama, na maioria das vezes cai de cabeça.

  • Um traumatismo cranioencefálico leve ocorre quando o seu bebé cai de cabeça, com o rosto no chão ou com a testa.
  • Frequentemente, ocorre uma vermelhidão no local do impacto e desenvolve-se uma protuberância. Em alguns casos, também pode ocorrer hemorragia. Muitas vezes, acredita-se que, desde que a criança esteja bem, não é necessário ir ao médico. No entanto, é sempre aconselhável consultar um médico após uma queda.
  • Se a criança cair de uma altura de dois metros ou mais, podem ocorrer lesões graves. Especialmente se o solo for muito duro, pode ocorrer uma fratura no crânio ou uma hemorragia cerebral. Após uma queda dessas, geralmente encontrará a criança inconsciente.
  • Após a queda, certifique-se de que a criança fique calma. Em caso de uma queda leve de baixa altura, observe como a criança se sente após a queda. O período de observação é de 24 a 48 horas. Se o seu bebé não melhorar ou piorar, procure um médico.
  • Se os sinais de que o seu bebé não sobreviveu bem à queda se multiplicarem, ligue imediatamente para o médico, comunique uma emergência e dirija-se ao consultório. Nesses casos, qualquer clínica o receberá no pronto-socorro.
  • Uma queda grave com consequências pode ser reconhecida por vários sintomas. Observe o seu bebé com atenção. Lembre-se de que alguns sintomas só aparecem após um intervalo de 24 a 48 horas. Portanto, se o seu filho só apresentar alterações no dia seguinte, atribua isso à queda, a menos que tenham ocorrido outros fatores.
  • Tenha em mente que, em bebés com menos de seis meses, mesmo quedas leves podem ser perigosas devido à fragilidade dos ossos do crânio. Nessa idade, por segurança, deve procurar imediatamente um médico para um exame.

Sinais de lesão grave

 Existem vários sinais que indicam uma lesão grave. O seu bebé pode estar mais cansado ou tonto por um curto período de tempo. Também pode acontecer que ele não reaja quando você fala com ele ou que sangre do nariz e dos ouvidos. O líquido que sai do nariz ou dos ouvidos também pode incluir secreções claras e aquosas. Elas indicam a saída de líquido cefalorraquidiano. Deve observar bem o seu filho e, ao menor sinal de suspeita, consultar o médico. Dependendo do tipo de lesão, uma intervenção rápida do médico pode evitar o agravamento do quadro.

  • Os principais sintomas após a queda da cama são náuseas e vómitos em bebés. Tonturas e dores de cabeça também fazem parte, mas são difíceis de perceber em bebés mais novos. Como o bebé ainda não sabe falar, tem de descobrir esses sintomas de outra forma.
  • As tonturas e as dores de cabeça podem ser interpretadas pelo facto de o seu filho parecer muito mais calmo do que o habitual. Ele parece atordoado e talvez também apático. Mas o contrário também é possível. Há crianças que ficam mais inquietas, chutam descontroladamente e não param de chorar.
  • Uma lesão grave também fica evidente quando o seu filho bebe menos após a queda, vomita imediatamente a comida e os seus movimentos ficam mais lentos.
  • Você mesmo pode fazer verificações semelhantes a uma lista de verificação para decidir se deve ir imediatamente ao médico. Verifique se o seu filho consegue abrir os olhos completamente, como de costume. Em seguida, observe as pupilas. Ambas devem ter o mesmo tamanho quando saudáveis.
  • Pegue uma lanterna e ilumine os olhos do seu bebé com ela. Verifique as pupilas com a lanterna a cada duas horas para detectar alterações imediatamente. As pupilas devem reagir e contrair-se se o seu filho não tiver sofrido nenhum acidente. Fale com o seu filho e avalie se ele está a reagir como de costume.
  • Observação: Se não notar nenhum dos sintomas, isso não significa necessariamente que o seu filho não tenha sofrido nenhum acidente. Para sua própria segurança, deve levar o seu bebé ao médico para ser examinado, de preferência dentro de 24 horas, para descartar lesões ocultas.

    O que fazer se o seu filho estiver inconsciente

     Se o seu bebé estiver inconsciente após ter caído da cama, trata-se de uma emergência.

    Fale com a criança. Se ela não reagir, cutuque-a e sacuda-a levemente. Se ela também não reagir, ligue imediatamente para o serviço de emergência pelo número 112. Dica: às vezes, o médico de família mais próximo é mais rápido. Ligue também para ele.

    • Verifique se o seu filho está a respirar. Se estiver, coloque-o de lado e fique com ele até o médico chegar. Acaricie-o e fale com ele para acalmá-lo. 
    • Se o seu filho não estiver a respirar, faça respiração boca a boca até que ele volte a respirar ou até que o médico chegue.

      Tenha em mente que o tórax do seu bebé é menor do que o de um adulto. Na massagem cardíaca , utilizam-se apenas dois dedos.

    • Em caso de hemorragia cerebral, o volume adicional de sangue pressiona o cérebro. Isso aumenta a pressão, que deve ser reduzida cirurgicamente. Para isso, é realizada uma cirurgia de emergência para abrir o crânio. Hemorragias cerebrais geralmente cicatrizam bem. 
    • Se notar que um líquido claro ou com sangue está a sair do nariz ou dos ouvidos da criança, pode ser uma fratura na base do crânio.
    • Observação: tanto a hemorragia cerebral quanto a fratura da base do crânio requerem tratamento médico imediato. Trata-se de lesões com risco de vida que, se tratadas tardiamente, podem levar à morte. 

    Sinais de alarme: chame o médico de emergência

     Se notar os sinais de alarme abaixo indicados no seu filho até 48 horas após a queda, chame o médico de emergência ou dirija-se ao serviço de urgências de um hospital.

    • O seu bebé fica inconsciente.
    • Ele vomita várias vezes.
    • Você percebe lesões externas no crânio que excedem claramente um hematoma.
    • O seu bebé apresenta alterações notáveis no comportamento e na personalidade. 
    • Um bebé maior toca repetidamente na cabeça, fica muito quieto ou, pelo contrário, muito agitado e chora sem parar.
    • O seu bebé começa a ver duplo de repente.
    • Repara que os membros já não se movem e que provavelmente estão paralisados.
     

    Related Articles

    Leave a Comment