Queijo de pastor durante a gravidez: o que deve ter em atenção

by Michaela

A possibilidade de consumir queijo de pastor durante a gravidez depende principalmente do facto de ele ser produzido com leite cru ou pasteurizado. Por isso, é importante que leia atentamente as informações na embalagem.

Queijo de pastor e gravidez: feito com leite pasteurizado, não há problema

Ao contrário do queijo feta, o queijo de pastor é feito exclusivamente com leite de vaca. É conservado em salmoura.

  • Ao comprar queijo de pastor no supermercado, preste atenção às informações na embalagem. Se vir a indicação «leite cru», não pode comer o queijo durante a gravidez. Se essa indicação não estiver presente, pode consumir o queijo de pastor sem perigo, pois foi produzido com leite pasteurizado.
  • Se o queijo foi produzido com leite cru, isso significa que o leite não foi aquecido a mais de 40 graus Celsius. Isso representa um risco de infecção por listeria, pois esses agentes patogénicos só são eliminados em temperaturas mais altas. 
  • É bom saber: O queijo de leite cru aquecido pode ser consumido sem receio, pois a listeria é eliminada em temperaturas suficientemente altas (a partir de cerca de 70 graus Celsius). Portanto, se aquecer queijo de leite cru ao cozinhar ou gratinar, não há riscos para a saúde. Use um termómetro de cozinha para controlar a temperatura.
  • Depois de abrir a embalagem, deve consumir o queijo em dois dias. Se armazenado por mais tempo, podem desenvolver-se bactérias ou substâncias nocivas à saúde, mesmo em casa.
  • Por segurança, deve também evitar queijos de pastor não embalados do balcão de produtos frescos, mesmo que tenham sido produzidos com leite pasteurizado. Uma vez que são armazenados a céu aberto, também podem acumular agentes patogénicos.

Produtos de leite cru durante a gravidez: por que são perigosos

 Os produtos lácteos crus não pasteurizados podem conter bactérias que favorecem a listeriose durante a gravidez.

  • As listerias são transmitidas ao leite, por exemplo, durante a ordenha. Lá, elas se multiplicam rapidamente e são resistentes a baixas temperaturas. Mesmo o congelamento não as afeta. As listerias são invisíveis, inodoras e discretas — não é possível prová-las nem vê-las. Para matar os agentes patogénicos, os alimentos devem ser aquecidos a pelo menos 70 graus Celsius.
  • Para pessoas saudáveis, a listeriose não é crítica, mas durante a gravidez, as bactérias podem causar danos aos órgãos do bebé ou ser responsáveis por um aborto espontâneo. Por isso, durante esse período, deve evitar completamente produtos lácteos crus, como a mozzarella.
  • É bom saber: os produtos feitos com leite não pasteurizado devem ser devidamente identificados pelo fabricante, conforme a lei. Portanto, a palavra «leite cru» deve constar obrigatoriamente na embalagem.

    Recomendações para tipos de queijo durante a gravidez: variedades seguras

     Estas recomendações ajudam-na a escolher produtos de queijo seguros:

    • Dê preferência a queijos pasteurizados:  Muitos dos tipos comuns, como Gouda, Butterkäse, Leerdammer, Tilsiter, Edamer e Cheddar, podem ser consumidos sem receio, desde que não haja qualquer indicação de leite cru na embalagem. Camembert e Brie também são considerados seguros, desde que não sejam claramente identificados como produtos de leite cru.
    • Queijos duros como alternativa: Queijos duros como parmesão, emmental ou queijo de montanha apresentam geralmente um risco menor de infecção, uma vez que o processo de maturação e o elevado teor de sal inibem o crescimento de germes. Estes queijos são frequentemente classificados como seguros, mesmo quando produzidos a partir de leite cru. No entanto, deve prestar atenção à rotulagem e, em caso de dúvida, consultar um médico antes.
    • Queijos frescos: queijo cottage, ricota, mascarpone e queijo fresco com ervas (por exemplo, Philadelphia) também são seguros, desde que sejam pasteurizados.
    • Queijos fundidos e queijos cozidos: estas variedades são seguras, uma vez que são aquecidas durante o processo de fabrico.
    • Evitar queijos de balcão: os queijos expostos ao ar livre no balcão podem apresentar um risco elevado de contaminação, pelo que se recomenda cautela. Em vez disso, opte por produtos embalados, cujas condições de produção e armazenamento podem ser rastreadas com mais precisão.

    Related Articles

    Leave a Comment