27
Se o código de erro 10 for exibido no gestor de dispositivos, o Windows não consegue aceder ao dispositivo. Trata-se principalmente de um problema de controlador.
Gestor de dispositivos: como corrigir o código de erro 10
O código de erro 10 indica que um determinado dispositivo não pode ser iniciado. Na maioria dos casos, isso é causado por um controlador desatualizado.
- Para resolver o problema, inicie o Gestor de dispositivos. Em seguida, procure na lista o dispositivo com o erro. Normalmente, é exibido um pequeno ponto de exclamação.
- Clique com o botão direito do rato no dispositivo e selecione a opção Propriedades. Lá, em Status do dispositivo, será exibido o erro com o código 10.
- Em seguida, mude para o separador Controladores e clique no botão Atualizar controlador.
- Selecione Procurar controladores automaticamente para descarregar e instalar o controlador atual da Internet. Normalmente, não são necessários mais passos.
- Se já tiver transferido o software para uma pen USB ou para o seu PC, selecione Procurar controladores no meu computador. O Gestor de dispositivos utilizará o controlador para a atualização.
- Em alternativa, muitos fabricantes disponibilizam os controladores mais recentes como ficheiros de instalação. Transfira-os e execute a instalação. Em seguida, pode verificar no Gestor de Dispositivos se o aviso ainda é visível.
- Nota: também pode utilizar o Gestor de atualizações para software de controladores ou a resolução de problemas de hardware e dispositivos integrada no Windows para resolver o problema. Estes executam a pesquisa e o processo de atualização com apenas alguns cliques.
Código de erro 10 do Gestor de Dispositivos: reinstalar o controlador ajuda
- Para isso, abra novamente o Gestor de Dispositivos no seu dispositivo. Em seguida, clique com o botão direito do rato no componente.
- Remova o controlador através da opção Desinstalar dispositivo no menu de contexto. Em seguida, reinicie o computador.
- Durante a reinicialização, o Windows instala automaticamente o controlador atual para o dispositivo. Isso permite resolver até mesmo erros persistentes de código 10.