6
As compressas de quark para o joelho são um remédio caseiro muito antigo. Quando aplicadas corretamente, aliviam as dores causadas por inflamações ou distensões musculares.
Compressa de quark para o joelho – dois tipos de aplicação
Existem duas maneiras de aplicar compressas de quark no joelho.
- Bandagem: se quiser aproveitar o efeito curativo do quark na forma de uma bandagem, aplique o quark no joelho afetado. Em seguida, enrole uma ligadura elástica larga à volta.
- Compressa: Para fazer uma compressa, precisa de um pano de cozinha. Espalhe uma camada espessa de quark sobre ele e dobre-o uma vez. Assim, o quark fica dentro do pano e não entra em contacto direto com a pele. Em seguida, basta enrolar o pano à volta do joelho e prendê-lo, por exemplo, com um nó.
Usar corretamente os remédios caseiros – isso é o que importa
Ambas as variantes são igualmente eficazes. A única diferença é se o quark entra em contacto direto com a pele ou não.
- O quark por si só já tem um efeito positivo em inflamações ou distensões no joelho. O quark deve estar o mais frio possível, mas não gelado, de preferência retirado do frigorífico.
- Assim que o quark estiver quente ou se tornar quebradiço, troque a compressa. Como não há efeitos secundários, pode usar as compressas de quark por tempo ilimitado.
- Especialmente em caso de inflamações, o joelho fica superaquecido e o quark aquece mais rapidamente. Para tratar a inflamação de forma eficaz com este remédio caseiro, deve aplicar pelo menos três compressas seguidas.
- As ligaduras e compressas deslizam facilmente no joelho. Por isso, fixe adicionalmente a compressa de quark, por exemplo, com algumas tiras curtas de fita adesiva médica.
- Além da aplicação de compressas de quark, deve poupar o joelho dolorido e inflamado, de preferência elevando a perna. Para proteger o sofá de eventuais manchas de quark, coloque uma toalha grossa por baixo.
