Afugentar abelhas – as melhores dicas

by Johannes

Afugentar abelhas ou, pelo menos, mantê-las afastadas, é normalmente bastante fácil. Em caso algum se deve matar os insetos.

Afugentar abelhas com estas medidas

As abelhas, na sua função de polinizadoras de plantas, não são apenas importantes, mas indispensáveis para a natureza. Quem tem um jardim próprio com frutas e legumes deve até desejar a presença desses insetos para esse fim. No entanto, muitas pessoas têm medo desses animais, pois as suas picadas são dolorosas e, para quem é alérgico, podem até ser fatais. Se quiser garantir que as abelhas não se aproximem demasiado, pode experimentar alguns remédios caseiros simples.

  • Não entre em pânico: as abelhas raramente se aproximam diretamente das pessoas. Na maioria dos casos, pode comer e beber ao ar livre sem medo das abelhas. Ao contrário das vespas, as abelhas praticamente não se interessam por comida humana, mas procuram néctar de plantas e pólen de flores.
  • As exceções são alimentos muito açucarados, como glacê e mel. Além disso, as abelhas só picam em casos de emergência absoluta, ou seja, quando se sentem em perigo, pois morrem ao picar. Se mantiver a calma e não provocar os insetos, nada deve acontecer.
  • Evite flores: A melhor forma de manter as abelhas afastadas é não plantar flores perto das suas áreas de descanso e repouso. Além disso, como precaução, não coloque flores na sua mesa de jantar para evitar que as abelhas sejam atraídas pelas flores. Também pode cobrir ou fechar bem os doces e bebidas açucaradas como precaução.
  • Use plantas perfumadas: As abelhas evitam certas plantas, por exemplo, tomate, manjericão e erva-cidreira. Pode utilizá-las estrategicamente no jardim ou na varanda.
  • Sem fragrâncias: as abelhas orientam-se fortemente pelo cheiro. Perfumes, cremes perfumados e sprays para o cabelo atraem particularmente as abelhas.
  • Óleos essenciais como repelentes suaves: Alguns aromas repelem as abelhas sem lhes causar danos: citronela, cravo, óleo de árvore do chá ou eucalipto. Pode aplicá-los, por exemplo, na forma diluída sobre a toalha de mesa ou na roupa.
  • Psicologia das cores para insetos: As abelhas orientam-se por cores fortes como azul, violeta e amarelo – estas têm o mesmo efeito que as flores. Use cores claras e neutras como branco, bege ou cinza claro. Evite padrões florais ou toalhas de mesa coloridas.
  • Agitar e bater não é uma boa ideia: afugentar as abelhas agitando ou batendo não é, na maioria das vezes, uma boa ideia. Os insetos ficam rapidamente agressivos e tendem a picar. Se uma abelha se aproximar de si, a melhor tática é manter a calma. Normalmente, ela desaparecerá após alguns instantes.

Regras de proteção para abelhas e vespas

Desde 2023, regras de proteção mais rigorosas estão em vigor na Alemanha. De acordo com o § 39 da Lei Federal de Proteção da Natureza, as abelhas são consideradas espécies especialmente protegidas. Isso significa que é proibido matá-las, feri-las ou perturbá-las. As infrações podem ser punidas com multas elevadas de até 50 000 euros.

  • Se os perturbadores no seu ambiente não forem abelhas, mas sim vespas, pode tentar vários métodos para repelir vespas. Pode distinguir as abelhas das vespas pela aparência e comportamento.
  • As abelhas são arredondadas e peludas, enquanto as vespas são esguias e têm o corpo liso. As vespas são omnívoras e são atraídas por frutas ou bebidas doces. Normalmente, as vespas são mais agressivas, enquanto as abelhas picam apenas uma vez e depois morrem.
  • Tanto as abelhas como as vespas e os vespões estão protegidos pela lei. É proibido matá-los, feri-los ou destruir os seus ninhos. Os ninhos devem ser removidos por profissionais.
  • Contacte um apicultor ou as autoridades responsáveis pela proteção da natureza – apenas especialistas podem realizar a remoção.
  • Se os locais dos ninhos forem perigosos, por exemplo, em parques infantis, a remoção pode ser feita após autorização oficial – mas apenas de forma profissional e em condições seguras.

    Mais dicas para lidar com abelhas

    Como mencionado anteriormente, ao contrário das vespas, que têm uma aparência semelhante, as abelhas concentram-se no néctar das frutas e normalmente só se aproximam das pessoas quando há flores nas proximidades ou porque se perderam. Aqui estão mais algumas dicas sobre como lidar com as abelhas, caso elas se aproximem demasiado de si:

    • Hotel de insetos para abelhas selvagens: Pode reconhecer as abelhas selvagens pelo facto de cobrirem os seus móveis de jardim com uma massa argilosa. Em vez de afugentar as abelhas, se possível, faça-lhes um favor e instale um hotel de insetos.
    • Plante flores à distância: Se tiver muito medo de abelhas, pode tentar plantar flores adequadas num local distante dos seus próprios locais de permanência, caso tenha um jardim. Assim, ajuda as abelhas e mantém-nas longe de si.
    • Ninho de abelhas na casa: Se descobriu um ninho de abelhas no seu apartamento ou casa, contacte a associação de apicultores local para que o ninho possa ser transferido. Apenas um apicultor ou apicultora qualificado pode capturar e transferir as abelhas. Em apartamentos alugados, o proprietário geralmente arca com os custos.
    • Mantenha as abelhas longe de casa: Se tem medo que as abelhas entrem na sua casa, pode instalar telas de proteção contra insetos nas janelas e portas.
    • As abelhas contribuem de forma inestimável para a biodiversidade. Elas polinizam grande parte das plantas úteis e silvestres, garantindo assim o rendimento da fruticultura e da horticultura. Assim, um tratamento amigo das abelhas não só protege os animais, mas também o nosso ambiente e a nossa alimentação.

    Related Articles

    Leave a Comment