A ponta dos dedos descama: pode ser por isso

by Estelle

Quando a ponta dos dedos descama, além de não ser bonito, pode ser sinal de doenças graves. Na maioria das vezes, porém, há uma causa inofensiva para a descamação das pontas dos dedos.

Pontas dos dedos descamando – pode ser por isso

Se as pontas dos seus dedos estão descamando, pode haver várias causas por trás disso. É importante considerar todas as possibilidades para descobrir a causa e aliviar rapidamente os seus sintomas.

  • Se trabalha frequentemente com as mãos, isso pode ser a causa dos seus problemas de pele nas pontas dos dedos. Isso porque o trabalho frequente com as mãos, como jardinagem, escalada ou atividades manuais, pode desgastar muito a pele das pontas dos dedos. Isso pode fazer com que a camada superior da pele se desprenda.
  • Sabão, detergente, produtos de limpeza ou outros produtos químicos também atacam a camada protetora natural da pele. Lavar as mãos com muita frequência ou o contacto com substâncias agressivas muitas vezes levam à descamação das pontas dos dedos.
  • Além disso, o frio e o ar seco também podem ser a causa dos seus problemas de pele. No inverno ou com o ar seco do aquecimento, a pele seca mais rapidamente. O resultado são pontas dos dedos rachadas, escamosas ou descamadas. A pulpitis sicca, uma forma específica de eczema seco nas pontas dos dedos, também ocorre frequentemente no inverno.
  • Além disso, as pontas dos dedos secas e rachadas também são frequentemente causadas por alergias. Uma reação alérgica a determinadas substâncias, como fragrâncias, látex ou metais, pode causar descamação da pele. Muitas vezes, também ocorrem comichão ou vermelhidão.

Outras causas possíveis para a descamação das pontas dos dedos

Se as causas já mencionadas não forem responsáveis pela descamação das pontas dos seus dedos, outros fatores também podem causar o problema de pele.

  • Vários fungos, bactérias ou vírus podem atacar a pele dos dedos. Outros sintomas típicos são comichão, bolhas ou vermelhidão. Doenças como escarlatina ou doença mão-pé-boca também podem causar descamação da pele.
  • As doenças de pele também podem ser a causa da descamação das pontas dos dedos. Eczemas, psoríase ou a chamada dermatite seca das pontas dos dedos (pulpitis sicca) causam, por exemplo, pele seca, rachada e descamada nas pontas dos dedos.
  • Muitas vezes, os problemas de pele são causados por uma deficiência de vitaminas ou nutrientes. A falta de vitaminas (por exemplo, vitamina A ou C) ou ferro pode enfraquecer a estrutura da pele. A pele fica seca e começa a descascar.
  • Algumas pessoas têm uma predisposição genética para ter pele sensível. O aumento do stress também pode piorar o aspecto da pele e favorecer a descamação das pontas dos dedos.

    Alterações cutâneas nas pontas dos dedos – o que pode fazer

    Se sofre de alterações cutâneas nas pontas dos dedos, pode combatê-las de forma rápida e fácil com alguns remédios caseiros.
    No entanto, tenha sempre em atenção que, em caso de sintomas persistentes, deve consultar o seu médico de família ou um especialista. Só aí poderá ser examinado, aconselhado e tratado de forma abrangente.

    • Passe creme nas mãos regularmente. Especialmente após cada lavagem, as suas mãos precisam de muita hidratação. Portanto, não lave as mãos em excesso e use um creme para as mãos suave e nutritivo, para que possa fornecer rapidamente a quantidade suficiente de hidratação às suas mãos e também às pontas dos dedos.
    • Use sempre luvas adequadas ao trabalhar com produtos químicos ou no jardim. Só assim poderá proteger as suas mãos de substâncias irritantes e superfícies duras, que também podem danificar a sua pele.
    • Métodos de tratamento modernos, como pensos especiais para fissuras nos dedos com tecnologia hidrocoloide, permitem a cicatrização húmida da ferida. Ao usar os pensos, também pode aliviar o seu desconforto.
    • No inverno, proteja bem as suas mãos do frio. Por isso, em temperaturas frias, use sempre luvas para proteger as mãos do frio e do ressecamento.
    • Se suspeitar que os problemas de pele são causados por uma alergia, consulte sempre um médico. Faça um teste de alergia para esclarecer as reações alérgicas.
    • Se suspeitar de uma infecção ou doença de pele, deve sempre consultar um médico. Para isso, pode marcar uma consulta com o seu médico de família. No entanto, as doenças de pele e as infecções também podem ser tratadas por um dermatologista.
    • O mel tem efeito antibacteriano e hidratante. Basta aplicar um pouco de mel na ponta do dedo afetado, massajar suavemente e deixar atuar durante cerca de 10 minutos. Em alternativa, o mel pode ser misturado com iogurte natural para reforçar o efeito nutritivo. Aplique a mistura, deixe secar e enxague com água morna.
    • Mantenha um estilo de vida saudável para reduzir os seus sintomas. Para isso, tenha uma alimentação equilibrada e beba diariamente uma quantidade suficiente de água ou chás sem açúcar. Reduza também o seu stress no dia a dia.

    Related Articles

    Leave a Comment