Prémio Nobel da Paz 2025: vencedora María Corina Machado
O Comité Nobel norueguês homenageou-a pelo seu empenho incansável pelos direitos democráticos do povo venezuelano e pela sua luta por uma transição justa e pacífica da ditadura para a democracia na Venezuela.
- Machado é considerada uma líder da oposição decidida contra o presidente autoritário Nicolás Maduro.
- No total, houve 338 nomeações para o Prémio Nobel da Paz 2025, incluindo organizações como Repórteres Sem Fronteiras, o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) e a Rede Africana para a Paz (WANEP).
- O presidente dos EUA, Donald Trump, também esperava receber o prémio, mas não foi premiado.
- A decisão foi considerada politicamente significativa e indiretamente contra regimes autoritários como o de Maduro, enfatizando a democracia como pré-requisito para uma paz estável.
Sobre a pessoa: informações sobre María Corina Machado
María Corina Machado é uma proeminente política venezuelana da oposição, nascida em Caracas em 1967. Ela é conhecida por sua resistência enérgica aos regimes autoritários de Hugo Chávez e, especialmente, Nicolás Maduro. Pelo seu incansável empenho pelos direitos democráticos e pela transição pacífica da ditadura para a democracia na Venezuela, recebeu o Prémio Nobel da Paz em 2025.
- Marchado estudou engenharia industrial e finanças, fundou em 1992 a Fundación Atenea para apoiar órfãos em Caracas e foi membro da Assembleia Nacional em 2010. No entanto, em 2014, foi afastada do cargo pelo regime.
- Ela lidera o partido da oposição Vente Venezuela e foi cofundadora da aliança Soy Venezuela. Esta última reúne várias forças do movimento democrático.
- Em 2024, Maria Corina Machado candidatou-se às eleições presidenciais. No entanto, foi excluída das eleições, mas apoiou o candidato da oposição Edmundo González, que, na sua opinião, ganhou as eleições. Depois disso, entrou na clandestinidade por medo de ser presa na Venezuela e vive em segredo desde agosto de 2024.
- O Prémio Nobel homenageia a sua contribuição para a promoção da democracia e dos direitos humanos num país cada vez mais marcado por tendências autoritárias. O prémio também chamou a atenção internacional para a situação política na Venezuela e reforçou ainda mais o seu empenho.
- Na vida privada, Machado é divorciada, mãe de três filhos que vivem no estrangeiro por razões de segurança e é católica.
- Imagens de María Corina Machado em diferentes fases da sua carreira mostram-na como uma líder empenhada e carismática da oposição venezuelana.
Estes são os critérios mais importantes para a atribuição do Prémio Nobel
O Prémio Nobel da Paz é atribuído anualmente pelo Comité Nobel norueguês. Os critérios mais importantes para a atribuição do Prémio Nobel baseiam-se no testamento de Alfred Nobel e variam consoante a categoria:
- Física: o prémio é concedido pela descoberta ou invenção mais significativa no campo da física.
- Química: o prémio é concedido pela descoberta ou melhoria mais significativa no campo da química.
- Fisiologia ou medicina: o prémio é concedido pela descoberta mais significativa no campo da fisiologia ou medicina.
- Literatura: O prémio é concedido à obra mais notável em termos idealistas na literatura.
- Prémio Nobel da Paz: É concedido à pessoa ou organização que mais ou melhor tenha contribuído para a fraternização entre os povos, a abolição ou redução dos exércitos permanentes e a promoção de congressos de paz.
- O testamento de Nobel estabelece que o prémio deve homenagear pessoas que tenham trazido o maior benefício à humanidade no ano anterior. Na prática, esse período é frequentemente tratado de forma flexível, de modo que também são reconhecidas realizações mais antigas, cuja importância só se revelou mais tarde.
- A seleção é feita por várias instituições, como a Academia Real Sueca de Ciências para Física e Química, a Assembleia Nobel do Instituto Karolinska de Medicina, a Academia Sueca de Literatura e um comitê do Parlamento norueguês para o Prémio Nobel da Paz.
- Os processos de decisão exatos e os membros dos júris são mantidos em sigilo. Apenas pessoas selecionadas podem apresentar propostas, seguidas de uma avaliação em várias etapas, incluindo pareceres de especialistas e votações.
- O Prémio Nobel é geralmente concedido a apenas três pessoas de uma equipa, a fim de homenagear trabalhos de investigação ou contribuições significativas para a humanidade nos respetivos campos. A tomada de decisão leva em consideração, em particular, o benefício sustentável das conquistas para a humanidade.
