5
Apesar da carreira brilhante do astro do futebol brasileiro Ronaldinho, ele teve de lidar com problemas financeiros e não possuía um grande património.
O património de Ronaldinho
Ronaldinho, nascido como Ronaldo de Assis Moreira em 21 de março de 1980 em Porto Alegre, Brasil, é uma lenda viva do futebol. Ele ficou famoso principalmente por seu título de campeão mundial com a seleção brasileira em 2002 e seus sucessos com o FC Barcelona, com o qual ganhou a Liga dos Campeões e dois campeonatos espanhóis.
- Ronaldinho ganhou quantias consideráveis ao longo da sua carreira graças aos seus sucessos no futebol. Em 2006, o seu salário anual era de cerca de 23 milhões de euros. Graças à sua atividade como jogador de futebol profissional e a lucrativos contratos publicitários, entre outros com a Nike e a EA Sports, o seu património chegou a atingir 78 milhões de euros. No entanto, os dados relativos ao seu património podem variar, uma vez que se trata apenas de estimativas.
- No entanto, Ronaldinho também é conhecido pelo seu estilo de vida extravagante. Em 2018, foi noticiado que, devido a dívidas, ele tinha apenas seis euros na sua conta bancária. O governo brasileiro havia anteriormente aplicado uma multa de dois milhões de euros contra ele por ter construído ilegalmente, com o seu irmão, usinas de açúcar em uma reserva natural.
- Apesar das suas dificuldades financeiras, Ronaldinho continua a possuir vários imóveis em todo o mundo, incluindo uma villa de luxo na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, avaliada em cerca de 10,5 milhões de euros. No Instagram, ele tem uma impressionante base de fãs com mais de 76 milhões de seguidores (em agosto de 2024) e supostamente ganha até 250 000 dólares por postagem patrocinada.
- Ronaldinho também ganhou dinheiro com negócios duvidosos. Por exemplo, ele promoveu nas redes sociais criptomoedas questionáveis, algumas das quais já não existem hoje.
A carreira de Ronaldinho
Ronaldinho começou a sua notável carreira nas equipas juvenis da sua cidade natal, Porto Alegre. Desde cedo, revelou o seu talento extraordinário, que rapidamente o levou às ligas profissionais e, por fim, à fama internacional.
- O seu irmão mais velho, Roberto Assis, que já jogava no FC Sion, facilitou a sua entrada no futebol profissional. Entre 1993 e 1994, Ronaldinho fez um estágio linguístico no FC Sion e jogou na equipa sub-14.
- Em 1998, Ronaldinho assinou o seu primeiro contrato profissional com o Grêmio Porto Alegre. Quatro anos depois, mudou-se para a Europa, para o Paris Saint-Germain, onde rapidamente causou furor e conquistou o coração dos adeptos com golos espetaculares. Após uma segunda temporada irregular, anunciou a sua saída.
- Ronaldinho teve o seu período de maior sucesso a partir da temporada 2003/2004 no FC Barcelona. Por uma transferência de cerca de 30 milhões de euros, ele mudou-se para o clube catalão e marcou 15 golos em 32 jogos na sua primeira temporada. Na temporada seguinte, foi eleito o melhor jogador do mundo e levou o Barcelona ao título do campeonato espanhol.
- Depois de Barcelona, Ronaldinho jogou pelo AC Milan e por vários clubes brasileiros. Em 2018, ele finalmente encerrou a sua carreira ativa. Apesar dos seus sucessos desportivos e da sua alta renda, o jogador de futebol sempre teve que lidar com dificuldades financeiras.
