4
Muitas vezes, as palmeiras yucca ainda podem ser salvas se reagir atempadamente a sinais como pontas das folhas castanhas ou um tronco mole. As causas para isso podem ser diversas.
Salvar a palmeira yucca: possíveis causas dos problemas
Para salvar a sua palmeira yucca e evitar que a planta morra, é importante primeiro conhecer as causas do seu estado debilitado. O excesso de água e a podridão são os danos mais comuns.
- A planta de yucca é uma agave originária do sul dos EUA e da América Central. Esta espécie de palmeira está habituada a climas secos e semi-secos e, por isso, não gosta de excesso de humidade. Por este motivo, não deve regar a sua planta semanalmente.
- Neste contexto, também é importante que tenha instalado um sistema de drenagem no vaso. Este deve ser suficientemente permeável à água para poder absorver o excesso de água do substrato. As raízes não podem ficar molhadas permanentemente, caso contrário, começam a apodrecer.
- Devido à sua origem sulista, as palmeiras Yucca gostam de luz. Por outro lado, esta espécie de planta, que adora sol, não tolera bem a escuridão. No entanto, a planta também pode sofrer queimaduras solares. Por exemplo, quando é transferida do interior para o exterior após o inverno. Acostume as suas palmeiras Yucca lentamente ao novo local.
- Pragas, bem como agentes patogénicos fúngicos ou bacterianos, também podem infestar esta espécie de palmeira e causar a sua morte.
- As palmeiras Yucca são um pouco sensíveis quando se trata do valor do pH. As plantas preferem um valor de pH entre 6 e 7. Pode determinar o valor de pH com tiras de teste adequadas e, se necessário, ajustá-lo misturando carbonato de cálcio ou farinha de basalto no solo do vaso.
- Se replantou a sua palmeira yucca recentemente, é possível que tenha danificado as raízes acidentalmente.
Salvar a palmeira yucca é fácil: dicas e truques práticos
A possibilidade de salvar uma palmeira yucca depende do grau de apodrecimento das raízes. Se cerca de um terço ainda estiver saudável e o tronco estiver intacto, há boas hipóteses de a planta se recuperar.
- Retire cuidadosamente a palmeira do vaso e observe as raízes. Se, como descrito acima, um terço das raízes ainda estiver saudável, corte a parte podre. Lave o restante com água morna e deixe secar. Em seguida, transplante a planta para um novo vaso com terra mais seca.
- Se o tronco estiver afetado e ficar mole em alguns pontos, ele está a apodrecer por dentro. Se ainda houver partes duras do tronco, retire a planta de yucca do vaso e corte essas partes completamente. Plante as partes saudáveis do tronco num novo vaso com terra fresca. Com sorte, as estacas do tronco brotarão novamente.
- Se as raízes estiverem muito podres, a única opção é cortar as poucas partes saudáveis e plantá-las em novos vasos como estacas. Se o dano já estiver muito avançado, infelizmente, na maioria das vezes, a palmeira não pode mais ser salva.
- Se houver uma camada preta nas folhas, provavelmente se trata de fungo fuliginal. Este fungo está associado a uma infestação de pulgões ou outros insetos. Limpe a camada e a melada das folhas e combata os insetos. As partes doentes e mortas da planta devem ser removidas e descartadas no lixo doméstico. Assim, evita-se a transmissão para plantas saudáveis.
- Pontas de folhas castanhas podem indicar podridão, mas também um valor de pH incorreto. Se apenas as pontas das folhas estiverem castanhas, não é necessário cortá-las. No entanto, deve corrigir a causa dos danos nas folhas o mais rapidamente possível.
Como evitar danos à sua palmeira yucca
Com os cuidados adequados e a localização certa, as yuccas são muito fáceis de cuidar e pouco suscetíveis a pragas e doenças. A melhor proteção para a sua planta é, portanto, garantir as condições adequadas.
- As yuccas adoram luz. Um local ensolarado a semi-sombreado é ideal – de preferência diretamente junto à janela ou, no verão, também no exterior, na varanda ou no terraço. No entanto, deve evitar-se correntes de ar. Na estação quente, as plantas toleram temperaturas acima dos 25 °C, mas no inverno precisam de um ambiente significativamente mais fresco. As temperaturas não devem descer abaixo dos 5 °C.
- As yuccas não precisam de muita água. Só deve regar a planta quando a camada superior do solo estiver seca. As yuccas não toleram bem o encharcamento. Durante a fase de crescimento (primavera ao outono), deve aplicar fertilizante para plantas verdes a cada duas a quatro semanas. No inverno, reduza significativamente a rega e a fertilização.
- A cada 2-3 anos, uma palmeira yucca aprecia um vaso maior e terra fresca e bem drenada. O ideal é uma mistura de terra para flores e um pouco de areia ou argila expandida. Também é possível comprar substrato especial para palmeiras já misturado.
