7
O leite materno extraído é uma boa opção para alimentar o bebé quando se está fora de casa. A higiene é muito importante durante a extração, o transporte e o aquecimento do leite. Aqui estão as melhores dicas para que o bebé fique satisfeito quando estiver fora de casa.
Viajar com leite materno extraído – como funciona
O leite materno extraído fresco tem o maior teor de nutrientes. Se possível, esse leite deve ser dado ao bebé imediatamente após a extração. É importante ter em atenção o seguinte:
- Higiene: para que o leite possa ser transportado com segurança e se conserve durante várias horas, deve ser extraído nas melhores condições de higiene possíveis. Por isso, todas as peças relevantes da bomba de leite devem ser cuidadosamente limpas ou esterilizadas antes da utilização e, em seguida, secas. Desinfete as mãos antes de extrair o leite e limpe o peito com um pano húmido. Isso também tem a vantagem de fazer com que o dispositivo de sucção da bomba de leite adira melhor ao peito.
- Extração: na maioria das bombas de leite, é possível conectar diretamente um biberão, que pode ser usado para alimentar o bebé. Use um biberão desse tipo, caso contrário, será necessário transferir o leite para outro biberão após a extração. Isso representa um risco adicional de contaminação.
- Conservação: O leite materno extraído pode ser conservado sem problemas à temperatura ambiente, entre 16 e 29 graus, durante quatro horas. Se o leite tiver sido extraído em condições de higiene especiais, pode ser conservado durante seis a oito horas. Assim, ganha tempo valioso para uma saída, uma festa familiar, uma viagem ou uma viagem mais longa.
- Armazenamento: Após a extração, feche imediatamente o frasco de forma hermética com a tampa ou a tetina correspondente. Para que o leite mantenha a temperatura ideal para beber, pode guardá-lo em bolsas térmicas especiais. Estas podem ser facilmente integradas na bolsa de fraldas ou fixadas ao carrinho de bebé. As bolsas térmicas clássicas também são adequadas.
- Alimentação: Para alimentar o bebé com o leite, retire o biberão do recipiente térmico. Agite ligeiramente o biberão para que a temperatura se distribua uniformemente. Se necessário, aparafuse a tetina. Agora pode dar o leite ao bebé.
- Tamanho da porção: Se o seu bebé beber várias porções pequenas em vez de uma grande, deve ajustar a quantidade de leite no biberão. Isto porque, assim que um bebé bebe de um biberão com leite materno, as suas bactérias já entram em contacto com o líquido. Recomenda-se alimentar o bebé com o leite por no máximo duas horas depois disso. Portanto, é melhor transferir o leite para um segundo biberão higienizado se o seu bebé quiser beber mais uma porção.
- Dica: se sobrar leite materno que, por motivos de higiene, não pode mais ser dado ao bebé, não é necessário deitá-lo fora. Ele é ótimo como aditivo de banho suave para a pele ou como remédio para assaduras.
Dicas para alimentar com leite materno refrigerado
O leite materno pode ser armazenado na geladeira por quatro dias sem problemas e no congelador por pelo menos seis meses. Você também pode alimentar o bebé com esse leite quando estiver fora de casa. Estas dicas podem ajudar:
- Leite congelado: a melhor forma de descongelar leite materno congelado é no frigorífico. Aqui, deve ser guardado por um máximo de 24 horas. À temperatura ambiente, o leite materno descongelado pode ser mantido por um máximo de duas horas. Por isso, quando estiver fora de casa, deve ser dado rapidamente. Se o leite for guardado durante a viagem, por exemplo, numa bolsa com acumuladores de frio, a durabilidade pode ser prolongada em várias horas, dependendo da capacidade de refrigeração.
- Leite do frigorífico: O leite materno fresco pode ser guardado no frigorífico durante pelo menos quatro dias. Para armazená-lo durante o transporte, recomenda-se um recipiente térmico. Preste atenção às instruções do fabricante quanto à duração da capacidade de refrigeração. Se necessário, pode adicionar acumuladores de frio. Assim, o leite pode ser conservado por várias horas sem problemas.
- Aquecer à temperatura ambiente: o leite materno pode ser dado à temperatura ambiente. Se o seu bebé aceitar essa temperatura, não é necessário aquecer o leite. Basta retirá-lo do recipiente térmico e deixá-lo atingir a temperatura ambiente. No entanto, isso não é recomendado para crianças com muita fome, pois esse processo demora muito tempo.
- Aquecer com água: leve consigo um recipiente térmico com água a cerca de 40 graus. Nele, pode aquecer o biberão em cerca de 20 minutos até à temperatura recomendada de consumo, que é de, no máximo, 37 graus. Agite cuidadosamente a mamadeira antes de alimentar a criança, para que a temperatura, as gorduras e os nutrientes se distribuam uniformemente.
- Aquecedor de mamadeiras: um aquecedor de mamadeiras aquece o leite materno suavemente até a temperatura desejada em poucos minutos. Os modelos são adequados para viagens. Existem aparelhos com cabo de alimentação, adaptador para o isqueiro do carro, ligação USB ou mesmo com bateria.
