O que é um podcast? Explicar de forma simples e compreensível

by Pramith

Quase toda a gente já ouviu a palavra podcast. Mas nem todos sabem exactamente o que isso significa. No nosso artigo explicamos o que é um podcast e como funciona.

Podcast – O que é? Definição & Significado

Um podcast contém uma colecção de contribuições individuais dos media (episódios), ou seja, ficheiros áudio ou mesmo vídeo, que os ouvintes podem subscrever através do feed RSS.

  • O termo é composto por broadcast (alemão: Rundfunksendung) e pod do iPod, o leitor de MP3 da Apple. Pod significa “jogável a pedido” que pode ser traduzido como “jogável a pedido”.
  • Uma característica chave de um podcast é que está ligado a um feed web ou RSS e pode assim ser subscrito por ouvintes.
  • Muitas emissoras públicas e privadas oferecem os seus relatórios, entrevistas e programas como podcasts. Mas também fornecedores de streaming como o Spotify e o Deezer, plataformas de livros áudio como a subsidiária da Amazon Audible, clubes, fãs e utilizadores dedicados produzem podcasts.
  • Podcasts são basicamente gratuitos. São financiados pelo operador através de publicidade ou também através das suas taxas de transmissão.
  • Existem podcasts sobre quase todos os tópicos. Por exemplo, existem podcasts de comédia, podcasts sobre marketing, podcasts de orientação política, podcasts sobre religião, psicologia, filosofia ou podcasts que são simplesmente para entretenimento.
  • Além disso, podcasting é um hobby que qualquer pessoa com uma boa ideia pode aceitar e publicar com sucesso.

Subscrição para o podcast: Como funciona

Para subscrever um podcast, é necessário um programa adequado, tal como um podcatcher ou multiplayer. Numa tal aplicação, pode compilar a sua “lista de desejos” pessoal, subscrever canais de podcast e ter novos episódios descarregados automaticamente. Muitos podcatchers também oferecem funções de pesquisa de podcast de serviço cruzado. Por exemplo, também pode utilizar a pesquisa do iTunes directamente com a aplicação Podcast Addict.

      • Outros podcatchers bem conhecidos são iTunes, gPodder e Winamp.
      • Podcasts podem ser encontrados em sites tais como YouTube, Podcast.de ou Podster.de. Um directório de podcast está integrado no iTunes.
      • Nos sites dos fornecedores de podcast, pode copiar o endereço RSS do podcast que pretende e chamá-lo num podcatcher.
      • Por último, os podcasters publicam as suas produções em portais de streaming de música como Spotify ou Deezer e por vezes criam conteúdos exclusivos para os fornecedores.

Related Articles

Leave a Comment