Aquecimento correcto com briquetes de madeira: Isto é o que deve considerar

by Tobias

Quando aquece a sua casa correctamente com briquetes de madeira, pode aquecer a sua casa eficientemente com matérias-primas renováveis. No entanto, há algumas coisas que deve ter em mente.

Como aquecer correctamente com briquetes de madeira

A crise energética não é a única razão pela qual o aquecimento com o seu próprio fogão se tornou atractivo para muitas pessoas. Afinal, os fogões a lenha proporcionam um calor particularmente acolhedor. Para além dos toros, os briquetes de madeira são também um combustível popular.

  • Em princípio, todos os fogões a lenha comercialmente disponíveis podem ser queimados com briquetes de madeira. Não importa se tem uma lareira aberta ou fechada, um fogão de armazenamento, um fogão de cozinha ou um fogão a lenha. Mesmo caldeiras de gaseificação de madeira e grelhas de carvão vegetal podem ser alimentadas com briquetes de madeira.
  • Para a combustão, abrir as lâminas de ventilação e colocar um briquete de madeira e colocar um isqueiro no topo. Agora, colocar quatro pedaços de cintilação em cima disto e depois acender a cintilação. Depois feche a porta e espere até o briquete se ter transformado em brasas.
  • Pode agora adicionar mais briquetes de madeira a esta cama de brasas. Quantos se adiciona depende principalmente do tamanho do seu fogão. Tenha cuidado para não sobrecarregar o fogão. Só adicionar mais quando os briquetes tiverem ardido em brasas.
  • Quanto tempo de calor dos briquetes de madeira depende do tipo. As variedades mais pequenas a médias ardem durante cerca de uma a duas horas e depois mantêm as brasas a arder durante quase tanto tempo. Briquetes de pau maiores podem conter brasas por até cinco horas.

Perceber sobre o tema dos briquetes de madeira

Os briquetes de madeira são uma alternativa ecológica e economicamente sensata ao gás natural, ao óleo de aquecimento e ao carvão. Mesmo em comparação com a lenha clássica, os briquetes de madeira oferecem algumas vantagens.

  • Os briquetes de madeira têm um valor calorífico muito elevado de até 5,3 kW/h por quilograma. Atingem este alto valor principalmente devido à alta densidade dos pellets prensados. Além disso, os briquetes de madeira têm uma humidade residual muito baixa de apenas cerca de 6-8%. Os toros temperados têm um teor de humidade residual de cerca de 18%.
  • Due à baixa humidade residual, os briquetes de madeira têm emissões mais baixas do que os toros. Além disso, são feitos a partir de resíduos de madeira. São, portanto, uma alternativa amiga do ambiente. Devido ao seu alto poder calorífico, os briquetes de madeira são também mais baratos do que outros combustíveis.
  • Due à sua forma uniformemente prensada, os briquetes de madeira são mais económicos em termos de espaço do que os toros. Requerem cerca de 30% menos espaço. No entanto, podem inchar ou mesmo mofar se a humidade for demasiado elevada. Por conseguinte, os briquetes de madeira devem ser armazenados tão secos quanto possível. Depois durarão muitos anos.
  • Os briquetes de madeira não devem ser armazenados ao ar livre. No entanto, se os quiser armazenar dentro de casa, é essencial que observe os regulamentos de segurança contra incêndios aplicáveis. Pode saber mais sobre estes através dos bombeiros locais.

Related Articles

Leave a Comment