8
Pode exportar a sua lista de reprodução do Spotify com apenas alguns cliques. Assim, pode transferir facilmente a sua coleção de músicas para outros serviços de música.
Instruções: exportar lista de reprodução do Spotify
Se quiser fazer uma cópia de segurança ou transferir a sua lista de reprodução do Spotify, primeiro tem de a exportar. Para isso, existem várias ferramentas, como Soundiiz, Exportify, Chosic e FreeYourMusic. No entanto, algumas delas exigem uma assinatura paga para exportar mais de 500 músicas numa lista de reprodução. Neste guia, utilizamos o serviço gratuito da TuneMyMusic.
- Abra o site TuneMyMusic.com. Selecione Spotify e inicie sessão na sua conta Spotify.
- Confirme o acesso à sua conta e poderá ver todas as playlists da sua conta Spotify.
- Selecione aqui as playlists desejadas e, em seguida, selecione o destino desejado. Pode ser outro serviço de streaming ou um ficheiro para download.
- Para descarregar a lista de reprodução, pode escolher entre os formatos TXT e CSV. Recomendamos que descarregue ambas as versões.
- Conceda apenas as autorizações necessárias e, após concluir a exportação, remova o acesso nas definições da sua conta Spotify. Assim, garante que a sua conta permanece protegida.
Formatos de exportação CSV vs. TXT – vantagens e desvantagens
Os formatos de exportação CSV e TXT são os que mais se diferenciam.
- Os ficheiros CSV são estruturados em colunas e contêm todos os metadados relevantes, como título, artista, álbum e, muitas vezes, também o URL do Spotify. São ideais para backups, importação para outros serviços de música ou edição em programas de tabelas.
- A desvantagem: para abrir com facilidade, geralmente é necessário um editor de tabelas e as vírgulas nos campos podem causar problemas.
- No ficheiro TXT, apenas são guardados o título e o intérprete. São listas de texto puro que podem ser visualizadas imediatamente em qualquer editor. São ideais para visualizações rápidas, mas raramente contêm metadados e, por isso, são menos flexíveis para importação ou processamento estruturado.
- Lembre-se de que se trata apenas da exportação de metadados – estas ferramentas não descarregam ficheiros de música como MP3 ou FLAC. Descarregar música do Spotify não é apenas um processo tecnicamente diferente, mas também é geralmente proibido pelos termos de uso.