SSD repentinamente lento – o que fazer?

by Michaela

⁠Se o seu disco rígido SSD ficar repentinamente mais lento, você deve ficar desconfiado. Pode haver várias causas para isso.

SSD realmente mais lento? Como medir a velocidade

Se o seu SSD estiver realmente mais lento do que o normal, pode medir isso com ferramentas específicas.

  • Uma das ferramentas mais populares é o AS SSD Benchmark. É gratuito e permite verificar diretamente a velocidade do seu SSD, sem necessidade de preparativos adicionais.
  • Outro programa é o CrystalDiskMark, que também é gratuito e utiliza um procedimento de teste semelhante. Instale a ferramenta e execute-a para obter informações sobre a velocidade do SSD.
  • Feche todos os outros programas durante o teste e não trabalhe com o Windows. O teste pode demorar vários minutos.
  • Em seguida, verifique as especificações do fabricante do SSD instalado. Se os resultados do teste não diferirem muito dessas especificações, está tudo bem.
  • Observação: certifique-se de que o BIOS e o firmware do seu sistema estejam sempre atualizados. Softwares desatualizados podem não só tornar o SSD mais lento, mas também levar a resultados de teste incorretos.

SSD de repente lento: causas e soluções

Várias causas podem ser responsáveis por um SSD mais lento.

  • A causa mais comum para SSDs lentos é uma memória cheia. O tipo de disco rígido deixa de funcionar de forma ideal quando se utiliza todo o espaço de armazenamento. Elimine ficheiros desnecessários ou transfira-os para outro disco rígido.
  • Ao transferir dados do seu SSD para outro dispositivo de armazenamento, a transferência é geralmente mais lenta do que seria possível para o SSD. A velocidade é limitada pela velocidade do dispositivo mais lento. Portanto, não se surpreenda se demorar um pouco mais.
  • Isso também se aplica à memória de trabalho. Se a memória RAM estiver cheia, o tamanho da cache diminui e o SSD precisa trabalhar mais. Se possível, atualize a sua memória RAM.
  • Nos discos rígidos HDD mais lentos, determinados ficheiros são continuamente ordenados pelo Windows para que possam ser encontrados mais rapidamente ao iniciar. Um SSD é apenas prejudicado por estas funções. Desative as funções Superfetch e Prefetch para resolver o problema.
  • Certifique-se de que a ordem de arranque está correta. Os discos rígidos HDD tornam o arranque do sistema significativamente mais lento e podem entrar em conflito com o SSD. A ordem de arranque pode ser alterada na BIOS.
  • Certifique-se de que o modo AHCI está ativado e que o VGA integrado está desativado. Isso permite obter ainda mais desempenho do disco rígido. Ambos podem ser configurados nas definições da BIOS.
  • Observação: em casos raros, pode haver um defeito no disco rígido e será necessário substituir o SSD.

De repente, o SSD está lento: Ativar a função TRIM

Verifique se a função TRIM está ativada para otimizar o desempenho do SSD. Ela libera diretamente os blocos apagados, para que o disco rígido possa funcionar sempre rapidamente.
  1. Para isso, abra o prompt de comando como administrador e introduza o comando fsutil.behavior.query.DisableDeleteNotify. Confirme com [Enter].
  2. Se receber a mensagem DisableDeleteNotify = 0, significa que está ativa. Neste caso, não precisa fazer mais nada.
  3. Se, em vez disso, for apresentado DisableDeleteNotify = 1, terá de ativar a função TRIM manualmente. Para tal, introduza o comando fsutil behavior Set DisableDeleteNotify 0 no prompt de comando e confirme novamente.
  4. Atenção: a função TRIM elimina determinados dados sem possibilidade de recuperação. Por esse motivo, certifique-se de que tem uma boa cópia de segurança dos seus dados.

 

 

Related Articles

Leave a Comment