6
Em tempos de preços elevados dos combustíveis na Alemanha, muitos condutores e condutoras que vivem perto da fronteira questionam-se se vale a pena abastecer no Luxemburgo.
Vale a pena abastecer no Luxemburgo? Já não tanto como antigamente
Houve tempos em que a gasolina e o gasóleo eram significativamente mais baratos no Luxemburgo do que na Alemanha. Por vezes, a diferença de preço chegava a mais de 70 cêntimos por litro. Isso valia a pena, especialmente para quem mora perto da fronteira entre a Alemanha e o Luxemburgo. Entretanto, os preços dos combustíveis na Alemanha e no Luxemburgo aproximaram-se (em setembro de 2023).
- No Luxemburgo, o preço por litro da gasolina sem chumbo (95 octanas) ronda os 1,64 euros. Na Alemanha, o preço é cerca de 20 cêntimos mais elevado, rondando os 1,88 euros. Se abastecer 50 litros de gasolina, pagaria cerca de 82 euros no Luxemburgo e cerca de 94 euros na Alemanha. São 12 euros a mais.
- A gasolina sem chumbo Super Plus custa cerca de 1,88 euros no Luxemburgo, enquanto os condutores na Alemanha têm de pagar pelo menos 1,95 euros por litro. Calculando os nossos 50 litros, isso significa cerca de 94 euros para encher o depósito no Luxemburgo e 97 euros para encher o depósito na Alemanha. A poupança é menor neste caso.
- Se conduzir um veículo a gasóleo, pode abastecer no Luxemburgo por cerca de 1,69 euros por litro e na Alemanha por 1,72 euros. Com 50 litros, paga cerca de 85 euros num caso e 86 euros no outro. Aqui, a poupança é menor.
- Conclusão: atualmente, pode contar com uma poupança máxima de 13 a 15 por cento. Vale a pena, especialmente se abastecer com gasolina super sem chumbo. No caso da gasolina Super Plus e do gasóleo, a poupança é tão reduzida que dificilmente compensa a viagem, a menos que resida mesmo junto à fronteira e a estação de serviço luxemburguesa esteja à vista.
