Eliminar a informação do volume do sistema: É assim que funciona

by Tobias

“Informações sobre o volume do sistema” pode ocupar muito espaço no disco rígido – mas mesmo assim não deve apagar o directório.

“Informações sobre o volume do sistema” não deve ser eliminado

O Windows armazena ficheiros importantes na pasta “Informações do volume do sistema” aos quais os utilizadores normalmente não têm acesso. Estes incluem pontos de restauro do sistema, metadados e cópias de sombra do volume. Estes são necessários para restaurar a funcionalidade do sistema em caso de problemas.

  • É por isso que não se recomenda a eliminação da pasta – o Windows criá-la-ia novamente passado pouco tempo. Em vez disso, pode limpar o directório para libertar espaço ocupado:
  • Abra as propriedades do sistema do Windows. Pode fazê-lo, por exemplo, premindo a combinação de teclas [Win] + [R], introduzindo sysdm.cpl na caixa de diálogo Executar e executando-o com [Enter].
  • Mude para o separador Protecção do computador, seleccione a unidade desejada e clique no botão Configurar…
  • Clique no botão Eliminar para eliminar todos os pontos de restauro na unidade seleccionada.
  • Além disso, pode desactivar a protecção do computador através da função Definições de restauro. Isto impede que o Windows crie pontos de restauro e os guarde no directório System Volume Information. No entanto, isto não é recomendado, uma vez que pode não ser possível reparar o sistema em caso de erros.
  • No entanto, é importante ter em atenção que, se o limite for demasiado elevado, os pontos de restauro mais antigos podem ser automaticamente eliminados. Estes já não podem ser utilizados para a recuperação do sistema.
  • Dica: Pode seleccionar pontos de restauro do sistema individuais com a ferramenta gratuita CCleaner e eliminá-los. Para o fazer, seleccione Ferramentas ☻ Restauro do sistema na interface do programa. Seleccione um ponto de restauro e clique em Remover.

Related Articles

Leave a Comment