5
Em caso de «acidente de porta», os ciclistas estão particularmente em risco. O contacto com a porta aberta do carro acarreta um elevado risco de lesões.
«Acidente de porta»: perigoso para os ciclistas
Os «acidentes de porta» são colisões perigosas entre ciclistas e portas de automóveis que se abrem repentinamente.
- Os «acidentes de porta» ocorrem com mais frequência nas cidades, em ciclovias e ruas ao longo de estacionamentos. Se a porta do carro for aberta rapidamente e sem cuidado, os ciclistas geralmente não conseguem reagir a tempo.
- Os acidentes com portas são particularmente perigosos em estradas sem ciclovias. As bicicletas costumam circular muito perto dos veículos estacionados, o que pode aumentar a probabilidade de colisão.
- Ciclistas em excesso de velocidade que não prestam atenção às portas já abertas também podem ser responsáveis e ferir ainda mais as pessoas que saem do carro. O risco de ferimentos para ambas as partes envolvidas é muito alto.
- A possível colisão pode causar uma série de lesões graves. Entre elas estão escoriações, cortes, contusões, fraturas ósseas, lesões na cabeça e até mesmo mortes.
Prevenir «acidentes de porta»: informações importantes
É possível reduzir eficazmente os «acidentes de porta». Isto aplica-se aos ciclistas e a todos os que estão ao volante.
- Mantenha uma distância de segurança suficiente em relação aos veículos estacionados.& nbsp;Recomenda-se uma distância mínima de 50 a 70 centímetros, se possível. Isso permite-lhe desviar-se melhor da porta do carro em caso de emergência.
- Se vir um carro estacionado, reduza a velocidade e observe se a porta é aberta. Ao mesmo tempo, os condutores têm a possibilidade de o ver mais facilmente ao abrir a porta.
- Use sempre um capacete de bicicleta e certifique-se de que a sua bicicleta está equipada com uma luz dianteira. Caso contrário, instale uma luz de bicicleta ou utilize uma lanterna de cabeça.
- Quando estiver ao volante, verifique sempre os espelhos retrovisores e laterais antes de sair do carro para ver se há bicicletas. Os passageiros também devem verificar se há bicicletas se aproximando.
- Use a manivela holandesa para abrir as portas. Se estiver sentado no lado esquerdo, abra com a mão direita. As portas do lado direito são abertas com a mão esquerda.
- A manobra holandesa faz com que vire o corpo automaticamente na direção da porta. Assim, não se esquece de verificar a rua ou a ciclovia antes de abrir a porta.
- Abra a porta do carro lentamente e apenas um pouco. Isso dá aos ciclistas a oportunidade de desviar-se ou reduzir a velocidade.
