7
Muitas vezes, é possível identificar diferentes espécies de aves através dos seus ovos. Isso é especialmente útil se, por exemplo, tiver encontrado ovos num ninho.
Identificar ovos de aves: como proceder
Os pássaros podem ser identificados através dos seus ovos. Se quiser identificar diferentes ovos, proceda da seguinte forma:
- Identificar ovos de pássaros não é, em si, muito difícil, mas, em alguns casos, é necessário observar com muita atenção, pois alguns ovos de pássaros são muito semelhantes.
- Para não correr o risco de adivinhar às cegas, pode orientar-se por algumas características para distinguir com segurança os ovos de pássaros uns dos outros.
- Primeiro, observe a cor de base do ovo de pássaro. A maioria dos ovos de pássaros tem uma cor de base branca, castanha, azul ou verde.
- Outra característica importante é o padrão dos ovos. Eles podem ser manchados, salpicados ou mesmo nublados.
- O tamanho dos ovos de aves também pode variar e, portanto, é uma boa característica distintiva se, por exemplo, quiser distinguir ovos de cores muito semelhantes, mas de tamanhos muito diferentes.
- Dependendo de onde encontrou o ovo ou a sua casca, também pode utilizar outras características para identificar os ovos de aves. Estas incluem, entre outras, o tamanho da ninhada, ou seja, quantos ovos existem no ninho, a localização do local de nidificação e o período de incubação.
- No próximo capítulo, encontrará uma lista de vários ovos das espécies de aves mais conhecidas na Alemanha, bem como as suas características, que o ajudarão a identificá-los com precisão.
Identificar ovos de aves: as espécies mais importantes
Com base em várias características, é possível identificar um ovo de ave através de uma observação atenta.
- Melro: Os ovos de melro têm uma cor azul-turquesa a verde, apresentam uma superfície ligeiramente brilhante e manchas castanhas. Têm cerca de 29 mm de comprimento e 21 mm de largura. O número de ovos no ninho é de quatro a cinco. Os melros costumam usar árvores ou arbustos como local de nidificação, por vezes também perto do solo. O período de incubação é de cerca de 10 a 19 dias. As aves reproduzem-se várias vezes entre março e junho.
- Chapim-azul: Os ovos do chapim-azul têm uma cor de base branca, brilham fracamente e apresentam manchas castanho-avermelhadas, que se concentram principalmente no lado achatado. Os ovos do chapim-azul são bastante pequenos, com 16 mm de comprimento e 12 mm de largura. A ninhada tem entre quatro e 16 ovos, que são frequentemente incubados em cavidades de árvores durante 13 a 15 dias. O período de incubação habitual é entre março e agosto.
- Pintassilgo: Os ovos do pintassilgo são semelhantes aos do chapim-azul. A cor de base é branca a azulada e é decorada com manchas avermelhadas a castanhas escuras, ocasionalmente também podem aparecer riscas finas. As manchas podem fazer com que a cor de base passe para segundo plano devido ao seu tamanho. Quatro a seis ovos são encontrados em ninhos feitos de raízes, talos e musgo, que se encontram a uma altura de 2 metros em sebes e árvores. Entre abril e agosto, os ovos de 19 x 15 mm são incubados durante 12 a 14 dias.
- Pardal-doméstico: O pardal-doméstico também é conhecido como pardal. Os seus ovos têm uma cor azulada e estão cobertos de manchas castanhas ou cinzentas, que podem cobrir a cor de base. A ninhada tem entre quatro a seis ovos, com um tamanho de cerca de 22 x 16 mm. Os pardais-domésticos nidificam entre março e setembro em jardins, árvores, povoações e parques. A incubação dura cerca de duas semanas.
- Chapim-real: Entre março e agosto, os chapins-reais incubam os seus ovos, geralmente durante 13 a 15 dias. No ninho, que se encontra frequentemente em cavidades de árvores ou também em caixas-ninho, encontram-se seis a 12 ovos de cor branca, salpicados com manchas ou salpicos vermelho-tijolo ou castanho-avermelhado. Os ovos do chapim-real medem 18 mm de comprimento e 13 mm de largura.
- Pássaro-vermelho: Os ovos do pássaro-vermelho são brancos, bege ou amarelados e apresentam um padrão castanho que funciona como uma espécie de moldura. Os ovos, com cerca de 20 x 15 mm, podem ser encontrados em grupos de 4 a 6 num ninho. Os pintassilgos incubam os seus ovos durante 14 dias, entre abril e agosto, em buracos no solo, no sub-bosque ou na relva.
- Estorninho: Os ovos do estorninho distinguem-se facilmente de muitos outros ovos devido à sua cor azul sem padrão e ao seu tamanho de 30 x 21 mm. Ele incuba os seus ovos entre março e julho durante cerca de 12 a 13 dias. Os estorninhos nidificam principalmente em cavidades de árvores e caixas-ninho. O tamanho da ninhada é de quatro a sete ovos.
- Reizentão: Os ovos do reizentão têm uma cor de base branca com padrões castanhos, por vezes também rosa-castanhos. Põem entre cinco e sete ovos, que incubam entre abril e agosto durante 15 a 16 dias. O pássaro é um nidificador terrestre, que deposita os seus ovos de 17 x 12 mm principalmente em florestas com vegetação densa.
