6
Uma alternativa ao Adobe Flash Player raramente é necessária. Isso porque quase todo o conteúdo em Flash foi substituído pelo formato HTML5. No entanto, se você ainda precisar de um plugin Flash, existe uma extensão de navegador como alternativa.
Adobe Flash Player – Alternativa Ruffle
Em 31 de dezembro de 2020, o suporte para o Adobe Flash Player expirou. Desde então, a execução do plugin também é bloqueada pela Adobe. O motivo para isso são as muitas falhas de segurança que ocorreram no passado.
- No entanto, isso não é trágico, pois quase todos os sites utilizam HTML5 em vez de conteúdos Flash. Todos os navegadores atuais estão equipados com este formato, pelo que não é necessário instalar o HTML5.
- Se, mesmo assim, encontrar conteúdos Flash, a extensão do navegador Ruffle pode ajudar. Explicamos como instalá-la no segundo capítulo.
- A Ruffle é um tipo de emulador que exibe automaticamente conteúdos em Flash. Assim, não existem falhas de segurança como no Adobe Flash Player.
- No entanto, tenha em atenção que o plugin ainda se encontra em fase de desenvolvimento. Por isso, é possível que a Ruffle ainda não funcione em alguns sites.
Instalar o Ruffle: como proceder
O Ruffle é muito fácil de instalar no Chrome, pois a extensão está disponível na Chrome Web Store.
- Para instalá-lo, abra a página do link e clique em «Adicionar». Em seguida, confirme com «Adicionar extensão».
- Depois disso, a extensão já estará instalada e poderá reproduzir conteúdos Flash.
- O Firefox também é compatível com o Ruffle. No entanto, aqui a utilização é mais complicada, pois terá de instalar a extensão manualmente. Para isso, descarregue o ficheiro XPI.
- Em seguida, digite «about:debugging» na barra de endereços do Firefox e clique em «Este Firefox» à esquerda da barra.
- Clique em «Carregar extensão temporária» e selecione o ficheiro descarregado.
- Em seguida, a extensão estará instalada e poderá voltar a utilizar conteúdos Flash.
