4
Quando a lixeira de papel está cheia, por exemplo, surge rapidamente a ideia de queimar o papel. No entanto, é importante saber como proceder. Isso porque o papel não pode ser queimado em qualquer lugar e só pode ser queimado em determinadas circunstâncias.
Queimar papel: como proceder corretamente
É importante que o fogo esteja sob controlo. Por isso, deve ter cuidado ao queimar papel e seguir algumas regras.
- Se pretender queimar papel ou cartão, deve saber que não pode, em caso algum, fazê-lo na sua própria lareira. Isto porque a queima pode produzir substâncias tóxicas que podem ser prejudiciais para a sua saúde.
- Por outro lado, pode utilizar papel para acender o fogo, desde que seja em pequenas quantidades.
- Se não tiver lareira, deve evitar queimar papel em casa em vasos de flores ou similares. Isto porque rapidamente mais do que apenas papel arde e os seus detetores de fumo disparam.
- No jardim, por outro lado, pode queimar pequenas quantidades de papel. No entanto, não pode fazer fogo no chão, mas deve usar um barril de fogo ou algo semelhante.
- Se tiver grandes quantidades para queimar, deve pedir autorização à polícia municipal e aos bombeiros. Isso porque, em algumas épocas do ano, é muito perigoso fazer fogo a céu aberto.
- Se queimar papel no jardim, certifique-se de que não há nada nas proximidades que possa pegar fogo, como arbustos ou árvores. Também deve ter um extintor de incêndio por perto.
- Se não puder garantir estas condições, deve simplesmente levar o papel excedente para o centro de reciclagem.
