5
No contexto da informática, o termo BIOS é frequentemente utilizado. A seguir, explicamos o que exatamente significa esse termo.
O que é BIOS
O termo BIOS existe desde a década de 1970. Trata-se de um sistema operativo que é utilizado quando o computador é reiniciado a partir do zero.
- BIOS é uma abreviatura da expressão «basic input/output system» (sistema básico de entrada/saída). Trata-se do firmware que cada PC tem armazenado num pequeno chip na sua placa-mãe.
- Normalmente, ao desligar o PC, a memória de trabalho, que contém os programas a executar com os dados necessários, é apagada, uma vez que estes já não são necessários no modo de suspensão. Com o Bios, isso não acontece. Assim, pode ser utilizado diretamente no arranque e é iniciado imediatamente.
- O BIOS é responsável por testar, com o chamado Power of Self Test, ou POST, sempre que o computador é iniciado, se a memória, a CPU e o restante hardware estão a funcionar. Além disso, é essencial para qualquer PC, pois indica ao sistema onde se encontram os programas necessários para o arranque, que devem ser carregados na memória.
- Especialmente em computadores desktop montados pelo próprio utilizador, muitas vezes são combinados os mais diversos hardwares, que são estruturados e comunicam de maneiras diferentes. Também aqui o BIOS ajuda, permitindo que o software de controle dos componentes individuais do software do sistema operacional funcione em qualquer computador.
- Os sistemas BIOS mais utilizados são os da ATI, AMI, IBM e Award/Phoenix. O BIOS possui geralmente uma interface própria. A interface do BIOS é iniciada através de uma determinada combinação de teclas ao ligar o PC. Aqui tem várias opções de configuração relativas ao desempenho e similares.
