5
Dependendo da finalidade do uso do isopropanol, pode ser necessário diluí-lo. Para isso, é preciso ter em conta alguns pontos. Esta dica prática ajuda-o a realizar essa tarefa.
Diluir isopropanol – como se preparar
O isopropanol pode ser comprado no comércio principalmente na concentração de 99,9%. Para alguns fins, por exemplo, para limpeza, é melhor reduzir a concentração para 70%. No entanto, deve fazer alguns preparativos antes de diluir.
- Deve ter os seguintes materiais à mão: uma garrafa de isopropanol a 99,9%, um recipiente adequado para transferir o líquido, o seu equipamento de proteção e água destilada.
- O equipamento de proteção deve incluir luvas, óculos de proteção e máscara respiratória. Um recipiente inadequado pode ser danificado pelo isopropanol, por isso, em geral, recipientes de alumínio ou plástico não são adequados.
- É possível obter uma concentração mais baixa através da diluição. No entanto, também pode comprar isopropanol a 70% no comércio.
Como proceder na diluição
Ao diluir o isopropanol, há alguns aspetos a ter em conta, por isso não é assim tão fácil reduzir de 99,9 % para 70 %. Além disso, nesta secção abordamos a razão pela qual a água destilada é mais adequada para este fim do que a água da torneira.
- Ao diluir isopropanol, deve ter em conta o efeito de contração do volume. Ao misturar duas substâncias, o volume diminui. Por isso, a mistura de 70% de isopropanol e 30% de água não é correta.
- Use o localizador de receitas do DAC/NRF para calcular as quantidades. Para diluir o isopropanol, adicione 63,1 gramas de isopropanol a 100 mililitros de água. Assim, obterá uma concentração de 70%.
- Para encher, é melhor usar água destilada, pois é mais adequada para limpeza do que água da torneira. A água destilada não contém sais ou ingredientes dissolvidos. Ela absorve melhor as partículas de sujidade.
