6
Ao longo dos seus mais de 150 anos de história, a Lidl não alterou o seu logótipo com frequência. Mostramos em imagens a evolução da loja de frutas tropicais em Heilbronn até se tornar a cadeia de descontos com maior volume de vendas da Europa.
Os primórdios: de comerciante de frutas tropicais a gigante do comércio
A história de sucesso da Lidl começou, na verdade, em Heilbronn, em 1858, como «Specerei- und Südfrüchte-Handlung» (loja de especiarias e frutas tropicais), sob o nome A. Lidl & Cie, fundada por um comerciante chamado Aloys Paulweber.
- Em 1930, Josef Schwarz entrou para a empresa, que entretanto tinha sido renomeada para Südfrüchte-Großhandlung Lidl & Co, e fundou a Lidl & Schwarz KG como grossista de produtos alimentares, com sede em Neckarsulm, onde ainda hoje se encontra a sede internacional da Lidl.
- A primeira filial da Lidl foi inaugurada em 1973 em Ludwigshafen-Mundenheim. Desde então, o logótipo hoje conhecido decora todas as filiais. Mostramos numa galeria de fotos os logótipos que marcaram os mais de 150 anos de história da Lidl.
A origem do logótipo da Lidl
O primeiro logótipo da Lidl surgiu no início da década de 1970, pouco antes da abertura da primeira loja. O design foi deliberadamente mantido simples, a fim de criar uma imagem de marca clara, moderna e facilmente reconhecível.
- O nome «Lidl» foi inspirado no nome do antigo professor Ludwig Lidl – um nome simples, curto e conciso, fácil de pronunciar em diferentes idiomas. Esta decisão foi decisiva para a posterior orientação internacional da marca.
- O logótipo original já apresentava o fundo azul, a área amarela e o círculo vermelho com a inscrição azul marcante – um design que se manteve praticamente inalterado até hoje. Ao longo do tempo, foram feitas pequenas adaptações apenas para modernizar o tipo de letra e otimizar o logótipo para utilização em meios digitais.
Evolução desde os anos 70
Desde a sua introdução em 1973, o logótipo da Lidl sofreu apenas alterações mínimas.
- Década de 1980: ligeira adaptação das proporções e cores para tornar o logótipo mais forte e moderno.
- Década de 1990: unificação da fonte e linhas mais claras, adequadas à expansão europeia.
- 2008–2015: ajustes digitais – o logótipo ficou mais plano e as cores um pouco mais intensas para ter um melhor efeito nos ecrãs.
- Hoje: O logótipo permanece inalterado como símbolo de fiabilidade, consciência de preço e identidade de marca clara.
