4
Especialmente após uma atividade física intensa, pode sentir que o tampão desapareceu. Felizmente, um tampão não pode realmente perder-se dentro do corpo.
Tampão desaparecido – as primeiras medidas
Pode acontecer que o tampão deslize para tão fundo que não seja possível sentir o cordão de remoção nem localizar o tampão imediatamente.
- Tente relaxar. Se os músculos vaginais estiverem tensos, o tampão pode simplesmente ficar preso. Respire fundo e procure um local onde não seja incomodada. Talvez um banho quente ou uma ducha quente ajudem.
- Verifique novamente se consegue encontrar o fio ou se apenas se esqueceu de que já removeu o tampão.
- Trabalhe com o seu fluxo menstrual. Tampões secos tendem a ficar presos mais facilmente do que tampões encharcados. Espere um pouco para ver se o tampão aparece quando já não estiver seco.
- Se isso também não ajudar, lave bem as mãos. Se tiver unhas artificiais ou compridas, corte-as primeiro para reduzir o risco de ferimentos.
- Sente-se ou agache-se. Primeiro, tente empurrar o tampão para fora, como se estivesse a dar à luz ou a fazer um exercício pélvico. Mesmo que o tampão provavelmente não saia, ele pode deslizar para uma posição melhor, facilitando a sua remoção.
- Ao expirar, tente primeiro inserir apenas um dedo o mais fundo possível. Quando sentir o tampão, use um segundo dedo e tente puxar o tampão em si, e não o cordão de remoção.
- Dica: Para evitar lesões, pode usar um lubrificante para ajudar.
O tampão está preso há muito tempo
Se as dicas anteriores não ajudaram a remover o tampão, é preciso agir rapidamente, mas sem entrar em pânico.
- Nunca use objetos estranhos (pinças ou similares) para remover o tampão. Isso é anti-higiênico e pode agravar o problema. Além disso, aumenta o risco de se ferir.
- Se não se sentir à vontade para ir ao médico, pode pedir ao seu parceiro ou a uma boa amiga para ajudá-la. A outra pessoa deve usar luvas para evitar que você contraia uma infecção.
- Um tampão nunca deve permanecer na vagina por mais de oito horas. Se o tampão permanecer no corpo por mais tempo, pode ocorrer uma inflamação ou síndrome de choque tóxico.
- Um odor desagradável semelhante a peixe, tonturas, corrimento vaginal, dores, sensação de pressão na região pélvica ou dores abdominais devem levá-la a consultar imediatamente um médico.
