6
«O meu chefe ignora-me!» — se isso já lhe passou pela cabeça, provavelmente a situação no trabalho está difícil. Para lidar melhor com o comportamento inadequado do seu superior, é importante descobrir o que está por trás disso.
«O meu chefe ignora-me!» – Analise e avalie a situação
Existem superiores com quem a química simplesmente funciona e chefes que têm uma relação difícil com os seus funcionários. Se lhe parece que o seu chefe o ignora, deve primeiro investigar esse comportamento para poder reagir corretamente.
- Primeiro, perceba em que situações se sentiu ignorado. O seu chefe estava apenas com pressa e distraído ou ignorou-o conscientemente, não respondendo às suas perguntas ou simplesmente interrompendo as suas frases? Em casa, escreva com calma o que o incomoda e observe se foram apenas coincidências ou se isso continua a acontecer.
- Observe também como o chefe lida com outros colegas. Se ele também os ignora, talvez tenha pouca competência social ou esteja com problemas pessoais que dificultam uma comunicação razoável com os seus funcionários. Se for a única pessoa ignorada pelo superior, é evidente que algo não está bem.
- Se tem um colega com quem se dá muito bem e sabe que ele não vai contar nada, peça-lhe conselhos. Uma terceira pessoa pode dizer-lhe objetivamente se está apenas a interpretar mal as coisas e a levar tudo para o lado pessoal ou se o seu chefe realmente tem algo contra si.
Como abordar o seu chefe sobre o seu comportamento ignorante
Se não houver mais dúvidas de que o seu superior o ignora, a única solução é procurar o diálogo.
- Peça ao seu chefe para uma conversa a sós, não discuta o problema de passagem. Descreva as suas impressões e diga-lhe o que o incomoda. Escolha sempre a perspectiva «eu» e não faça acusações, mas mantenha-se calmo e objetivo.
- Descreva ao chefe concretamente as situações que anotou anteriormente, nas quais sentiu ignorância. Pergunte-lhe se há algo errado ou se ele está insatisfeito com o seu desempenho profissional.
- Muitas vezes, por trás do comportamento ignorante do chefe, existe realmente um conflito não expresso com o funcionário. Na melhor das hipóteses, ele irá esclarecer o que correu mal e poderão discutir o problema em conjunto.
- Se o seu chefe negar tudo e não levar a sério a sua preocupação, deve primeiro afastar-se e continuar a observar a situação no trabalho. Talvez ele leve isso a sério e lhe dê mais atenção no futuro, mas talvez continue como antes.
- Se o seu superior continuar a ignorá-lo, você também pode recorrer ao conselho de empresa da sua empresa. No entanto, muitas vezes, recorrer a tais instâncias leva a mais conflitos. Portanto, você deve pensar bem se deseja permanecer num emprego em que o relacionamento com o chefe não está bem.
