O valor dos seus custos mensais com alimentação depende, naturalmente, do tamanho da sua família e dos seus hábitos de consumo pessoais. As estatísticas podem dar-lhe uma orientação aproximada.
Custos com alimentação: quanto deve planear por mês
O montante mensal necessário para alimentação depende não só do seu comportamento de consumo e, indiretamente, do seu estatuto socioeconómico, mas também do tamanho da sua família. As estatísticas fornecem uma boa ideia dos custos mensais com alimentação. Para o ano de 2022, o Serviço Federal de Estatística compilou resumos das despesas mensais, levando em consideração vários fatores, como o tamanho da família e o nível de renda. Os dados para 2023 só estarão disponíveis no final de 2025.
- As despesas de consumo incluem alimentos, bebidas e tabaco. O Instituto Federal de Estatística estima que as despesas médias por família para 2022 serão de 14,6% do rendimento mensal.
- Pessoas que vivem sozinhas gastam, em média, 245 euros por mês em alimentos, bebidas, tabaco e bens de consumo semelhantes. Isso corresponde a 13,4% da renda mensal. Num agregado familiar de duas pessoas, a média é de 472 euros (14,6%). Num agregado familiar de quatro pessoas, as despesas mensais ascendem a 672 euros (15,5%).
- Para além da dimensão do agregado familiar, o próprio rendimento também influencia o montante das despesas. Para o ano de 2018, o Serviço Federal de Estatística calculou, por exemplo, para famílias com um rendimento entre 1300 e 1500 euros, despesas mensais de 220 euros. Com um rendimento entre 2600 e 3600 euros, as despesas eram de 354 euros.
Calcular custos individuais com alimentos
As estatísticas são projeções baseadas na população, portanto, não são adequadas ou são apenas parcialmente adequadas para fazer afirmações concretas sobre casos individuais. Se quiser saber quais são as suas despesas individuais com alimentos, é útil manter um livro de contas domésticas.
- Anote nele as suas despesas com compras de alimentos durante pelo menos três meses, idealmente seis ou mais. Pode decidir quais despesas incluir, por exemplo, idas a restaurantes, café para levar ou tabaco.
- Calcule o total mensal e calcule a média de todos os meses. Se, por exemplo, gastou 270, 310 e 290 euros em três meses, o valor médio será de 290 euros.
- Para obter uma visão geral representativa, inclua apenas meses «normais» no seu cálculo. É melhor excluir meses em que esteve de férias ou teve despesas mais elevadas devido a festas.
