8
O suco de beterraba tem um efeito positivo no corpo. Ele contém muitos oligoelementos e vitaminas importantes.
Suco de beterraba: como a bebida vegetal afeta o corpo
A beterraba, como também é conhecida, é um vegetal de inverno muito apreciado. Botanicamente, esta planta pertence à família das amarantáceas, tal como a beterraba sacarina. Não é por acaso que o sumo desta planta é considerado uma bebida energética.
- Para beneficiar dos seus efeitos, basta beber um copo deste sumo energético por dia. Se o fizer regularmente, terá um efeito positivo na sua pressão arterial. No entanto, o sumo de beterraba vermelha não só reduz a pressão arterial, como também previne a formação de depósitos nas artérias.
- Os nutrientes do vegetal provocam uma dilatação dos vasos sanguíneos, melhorando assim a fluidez do sangue. Só por isso, o sumo é muito apreciado por muitos desportistas. Experimente beber um copo cerca de três horas antes do treino.
- Mas mesmo que não queira correr pela floresta, pode beneficiar da melhoria da circulação sanguínea. Com células cerebrais bem irrigadas, será mais fácil passar o dia.
- No entanto, o sumo de beterraba não melhora apenas a circulação sanguínea. Devido ao seu elevado teor de ferro e vitaminas B, como o ácido fólico, este tubérculo saudável também contribui para a formação do sangue.
- Por fim, beber regularmente minimiza o risco de sofrer um AVC ou um ataque cardíaco.
- A cor vermelha intensa do vegetal já dá uma pista: as chamadas betaninas têm um forte efeito antioxidante e, portanto, são uma boa proteção celular. Além disso, elas ajudam na função hepática.
- Além disso, as betaninas fortalecem o sistema imunológico. Isso permite que o seu organismo combata melhor vírus, como os vírus do resfriado.
- Os antioxidantes da beterraba, em combinação com outros nutrientes, proporcionam uma pele, cabelos e unhas bonitos. Além disso, 100 mililitros têm apenas cerca de 40 calorias.
- O sumo de beterraba contém vitaminas importantes do grupo B, que são essenciais para a pele e os nervos, entre outros. Além disso, a beterraba vermelha contém vitamina A, importante para a beleza, e uma boa dose de vitamina C. A isso se somam oligoelementos essenciais, como magnésio, cálcio, selénio, ferro, iodo, manganês, sódio, zinco, cobre e fósforo.
Beterraba: o que deve ter em conta antes de consumir
Embora o sumo de beterraba tenha alguns benefícios para a saúde, é importante ter em conta o seguinte:
- Se sofre de doenças pré-existentes e/ou toma medicamentos, deve consultar um médico antes de consumir regularmente o sumo deste vegetal.
- Se sofre de problemas de pressão arterial, consulte o seu médico antes de consumir este vegetal em combinação com os seus medicamentos.
- Se tiver problemas com cálculos renais, é melhor evitar completamente a beterraba, pois este vegetal tem um elevado teor de ácido oxálico.
Produção de sumo de beterraba
Pode facilmente fazer o sumo em casa. No entanto, deve ter algum cuidado ao produzir este sumo saudável. Na indústria alimentar, o poder corante da beterraba é ainda hoje muito utilizado. Nos rótulos dos alimentos, a beterraba esconde-se atrás da designação E162.
- Por isso, é aconselhável usar um avental velho e luvas descartáveis ao manusear o tubérculo. Especialmente se tiver uma colheita abundante, um bom espremedor é uma ajuda importante na produção de sumos de frutas e vegetais.
- Lave bem a beterraba com uma escova para legumes. A casca pode ser processada junto. Se estiver muito dura, descasque a beterraba.
- Fazer sumo com um espremedor: coloque a beterraba em pedaços pequenos no espremedor. Para obter um sumo mais claro, pode filtrá-lo através de um coador fino. Se necessário, adicione um pouco de água para ajustar a consistência
- Sem espremedor: coloque os pedaços num liquidificador potente e adicione um pouco de água para facilitar a mistura. Despeje a mistura puré num saco de pano limpo. Esprema o sumo sobre um copo.
- O tubérculo tem um sabor especial, ligeiramente terroso. No entanto, com alguns pequenos truques, consegue facilmente disfarçá-lo. Por exemplo, tempere o sumo com maçãs, cenouras, gengibre ou limão para atenuar o sabor forte.
