4
Muitos se perguntam como voa um helicóptero. Enquanto os aviões são acelerados pela emissão de querosene, os helicópteros ganham altitude graças às suas hélices. Leia aqui como isso funciona exatamente e qual é o princípio por trás disso.
Como voa um helicóptero? Como funciona um helicóptero
Para leigos sem conhecimentos prévios sobre engenharia mecânica e aeronaves, é difícil entender como voa um helicóptero. Na verdade, o helicóptero ganha altitude graças ao princípio de Bernoulli.
- Um motor no helicóptero inicia uma rotação horizontal das pás do rotor. Com este movimento, a pá do rotor divide o fluxo de ar em uma parte superior e uma inferior.
- Como a pá do rotor é curvada na parte superior, o percurso do fluxo de ar é mais longo nessa parte do que na parte inferior. Isto significa que o fluxo de ar superior percorre uma distância maior do que o fluxo de ar inferior.
- A parte superior e inferior movem-se simultaneamente, impulsionadas pelo motor. Isso faz com que o fluxo de ar superior flua mais rapidamente, para que percorra a distância maior na parte superior ao mesmo tempo que o fluxo de ar na parte inferior.
- É assim que se aplica o princípio de Bernoulli: as diferentes velocidades geram uma pressão mais elevada sob a pá do rotor e uma pressão mais baixa acima dela.
- Isso gera uma pressão maior sob a pá do rotor, que é empurrada para cima. É criada uma sustentação.
- De acordo com o sistema de Bernoulli, uma velocidade maior das pás do rotor causa uma diferença de pressão maior e, consequentemente, mais sustentação.
