Como funciona o Hinge: o básico
O Hinge está no mercado como aplicativo de encontros desde 2012, mas só está disponível na Alemanha desde 2022. Ele se destaca de concorrentes como o Tinder ou o Bumble com o seu slogan «Designed to be deleted» (traduzido livremente: «Criado para ser apagado»).
O Hinge deixa claro que o objetivo do aplicativo é criar relacionamentos duradouros e significativos, e não apenas encontros rápidos e aventuras de uma noite.
- Ao contrário de outras aplicações, o Hinge dá grande importância à personalidade e aos interesses comuns para aproximar pessoas que realmente combinam entre si.
- O Hinge baseia-se num princípio simples: em vez de apenas deslizar pelas fotos, os utilizadores interagem com os perfis dos outros, curtindo ou comentando determinados detalhes. Isso lembra várias plataformas de redes sociais.
- Após o registo, os utilizadores criam o seu próprio perfil com, pelo menos, seis fotos obrigatórias, informações pessoais e respostas a três «prompts» — ou seja, perguntas ou afirmações que servem para quebrar o gelo. Entre elas, encontram-se informações como «O meu momento mais embaraçoso foi…» ou «O melhor conselho que já recebi…».
- Com base nas suas informações e preferências, o Hinge sugere possíveis correspondências. A aplicação utiliza um algoritmo que prioriza pessoas com interesses semelhantes ou personalidades compatíveis.
- Depois, depende de si e da sua capacidade de interação: os utilizadores podem curtir ou comentar determinadas partes de um perfil, como uma foto ou uma resposta. Esta função promove uma interação mais individualizada. Se a outra pessoa curtir ou responder, surge uma correspondência e o chat é desbloqueado.
- Uma vez combinados, os interessados em namorar podem conversar entre si. A ideia aqui é construir a conversa com base nas respostas pessoais ou interesses partilhados.
- O Hinge é direcionado a pessoas que estão seriamente à procura de um relacionamento. Em comparação com aplicações de encontros rápidos como o Tinder, o Hinge visa trazer mais profundidade ao processo de conhecer pessoas. O público-alvo parece ser principalmente entre 18 e 35 anos.
Estas são as funcionalidades especiais do Hinge
Tal como outras aplicações de encontros, o Hinge tem como objetivo aproximar pessoas que querem conhecer-se. Mas, se olharmos mais de perto, o Hinge difere de outras aplicações de encontros por algumas funcionalidades muito específicas:
- Prompts: em vez de apenas verem fotos, os utilizadores e utilizadoras obtêm informações sobre a personalidade de uma pessoa. As respostas bem-humoradas, reflexivas ou criativas ajudam nisso. Por isso, pelo menos três das perguntas para quebrar o gelo são obrigatórias. Além disso, é possível enviar mensagens de áudio e vídeo
- Funcionalidade «Most Compatible»: todos os dias, o Hinge sugere um perfil que, de acordo com o algoritmo, combina particularmente bem consigo.
Em «Standouts», encontra outros perfis especialmente adequados, mas também pode encontrar pessoas interessantes no feed Discover habitual.
- Perfis detalhados: quem procura um encontro não preenche apenas informações básicas, mas também partilha a sua opinião, preferências ou anedotas. Se for sincero, terá menos surpresas desagradáveis, caso queira encontrar-se pessoalmente em algum momento.
- Sem função de deslizar: ao contrário de aplicações como o Tinder, não se desliza, mas interage-se de forma direcionada com partes específicas do perfil, por exemplo, enviando uma rosa ou um like. Pode clicar no X para descartar sugestões que não lhe agradam ou reverter uma decisão precipitada.
- O primeiro passo: no Hinge, qualquer pessoa pode dar o primeiro passo e escrever para a outra pessoa. A propósito, o aplicativo de encontros é projetado para as mais diversas identidades de género e preferências — não apenas para homens e mulheres.
Estes são os custos que terá de suportar no Hinge
Na verdade, pode registar-se gratuitamente no Hinge através do seu número de telemóvel ou endereço de e-mail e utilizar a aplicação dentro de certos limites sem pagar nada.
Mas, claro, também existem ofertas premium pagas, por exemplo, para distribuir um número ilimitado de gostos por dia ou filtrar critérios de pesquisa como desejo de ter família e altura. Para isso, pode escolher entre o Hinge+ e o HingeX.
- Hinge+, com o qual pode enviar mais curtidas, custa 25 euros por um mês, 50 euros por três meses e 75 euros por seis meses. Outras configurações e funções de filtro também podem ser utilizadas de forma mais específica.
- Estas funções especiais também estão incluídas no HingeX. Além disso, nesta versão premium, pode enviar um chamado «Premium Like» – a sua pessoa favorita para namoro será exibida em primeiro lugar, antes de todas as outras. Outros potenciais pares também são selecionados de forma ainda mais precisa de acordo com os seus desejos.
- É claro que isso também tem um custo mais elevado: pelo HingeX, paga 45 euros por um mês, 85 euros por três meses e 125 euros por seis meses.
